Dança dos Voadores: ritual milenar para pedir chuva ainda é feito no México

Nas comunidades onde vivem, eles são conhecidos como Los Voladores – os voadores. São homens que vêm da altura e, girando em círculos ao som de flauta e percussão, devem se lançar ao vazio na direção do solo.

A Danza de los Voladores, um Patrimônio Imaterial da Humanidade inscrito na lista da Unesco em 2009, descende de uma milenar cerimônia da fertilidade realizada pelos povos indígenas da Mesoamérica, que chegou aos nossos dias.

Hoje, os lugares onde a tradição está mais bem preservada são as cidades de Papantla, no estado de Veracruz, e o vilarejo de Cuetzalan, em Puebla, onde o ritual é eternizado pelo povo Totonac. Conheça mais sobre a celebração no México:

Como funciona a dança

Mesmo passados mais de 2,5 mil anos de suas origens, a dança continua a impressionar ainda hoje. No alto de uma grande tora de madeira recém-cortada – a árvore, que só é derrubada com a autorização e perdão dos deuses da floresta, mediante oferendas, pode chegar a 40 metros de altura – fica o Caporal, figura responsável por coordenar os ritos e tocar as músicas que conduzem a celebração.

Lá em cima, uma plataforma em forma de quadrado é posicionada: de cada um de seus lados, saltará um dos “voladores”, que ficam amarrados ao quadrilátero por uma longa corda, capaz de atingir o solo. A cena é particularmente impressionante porque, ao longo do movimento descendente, a plataforma não para de girar.

Continua após a publicidade

@omargonval

Volar es un acto de valentía y de espiritualidad #voladores #cuetzalan #mexico #tradiciones #culture

♬ Contemplation – Hélène Vogelsinger

Os voadores vestem trajes típicos que representam diferentes elementos da natureza. A periodicidade da dança também varia: embora ela seja tradicionalmente associada ao chuvoso mês de junho, o ritual passou por sincretismos e também pode ser feito em datas festivas, como os dias dos santos padroeiros de comunidades que seguem essa tradição, e em outras festas regionais ao longo do ano.

Em tempos modernos, também há registros da realização da dança para pedir chuva em momentos pontuais, durante períodos de seca prolongada.

Continua após a publicidade

Significado e origem

A dança dos voadores é um antigo ritual da fertilidade, que busca simbolizar o respeito pela natureza e a harmonia do mundo concreto com o espiritual. Segundo a tradição, as músicas tocadas pelo Caporal funcionam como invocações dedicadas ao sol e aos ventos vindos dos quatro pontos cardeais – os mesmos em cujas direções depois se lançam os voladores.

As vestes típicas, que incluem penas das aves da região, entram comunhão com o próprio movimento feito pelos voadores enquanto giram amarrados às cordas: no ar, a forma como se mexem remete a um verdadeiro voo de pássaro e sua jornada até o chão ainda busca simbolizar a queda da chuva, tão desejada para que a colheita funcione. Nos dias atuais, a ideia é que cada volador gire 13 vezes em torno do pilar, totalizando 52 voltas que representam os anos de um ciclo no calendário asteca.

Estima-se que a dança toda tenha se originado cerca de 2,5 mil anos atrás, sendo aos poucos integrada às diferentes culturas locais dos povos mesoamericanos, com variações regionais e evoluções ao longo do tempo. Há registros de versões da dança até no território da atual Nicarágua, e boa parte dos elementos incluídos no que se vê atualmente são considerados mais recentes, incorporados pelos povos pré-hispânicos que viviam na área logo antes da chegada dos europeus, no século 16.

Continua após a publicidade

Mesmo com alterações, a permanência da dança até os dias atuais virou um importante ponto de preservação da identidade para os descendentes dos povos originários, que lutaram para manter viva a tradição – e triunfaram – mesmo quando os espanhóis tentaram suprimi-la.

Leia tudo sobre o México

Taquerias em São Paulo para se sentir no México

Resolva sua viagem aqui

Reserve hospedagem no Booking

Reserve seu voo

Reserve hospedagem no Airbnb

Ache um passeio na Civitatis

Alugue um carro

Publicidade