A Bungie confirmou nesta quinta-feira (26) uma nova rodada de demissões que afeta o estúdio responsável por Destiny 2 e Marathon. A decisão acontece poucos dias após o lançamento de Monument of Triumph, atualização que marcou o encerramento do ciclo de conteúdos inéditos para o shooter da empresa.
Em comunicado publicado nas redes sociais, a desenvolvedora afirmou que está passando por uma reestruturação interna e que precisou realizar uma “redução da força de trabalho” para adequar o tamanho da equipe aos projetos em desenvolvimento.
Bungie admite que Destiny 2 ficou abaixo das expectativas
Na nota oficial, a empresa reconheceu que Destiny 2 não atingiu as expectativas nos últimos anos, fator que contribuiu diretamente para a decisão.
“Após nossa atualização final de conteúdo para Destiny 2 e com nossos projetos futuros ainda em estágio inicial de incubação, infelizmente não conseguimos continuar operando com o tamanho que tínhamos anteriormente”, afirmou o estúdio (tradução livre).
A Bungie também declarou que entende o impacto das demissões para os profissionais afetados, mas classificou a medida como necessária para garantir a sustentabilidade do estúdio no futuro.
Número de demissões ainda não foi divulgado
Até o momento, a Bungie não informou quantos funcionários foram desligados.
Segundo um memorando enviado internamente e assinado pelo CEO da PlayStation, Hermen Hulst, a maior parte da equipe que trabalhava em Destiny 2 será afetada, além de parte dos desenvolvedores envolvidos em Marathon, novo shooter de extração da empresa.
Rumores anteriores apontavam que até 50% do quadro de funcionários poderia ser demitido. No entanto, a Bungie não confirmou esse número oficialmente.
Imagem: PlayStation/ Divulgação
Marathon segue em desenvolvimento
Embora Marathon também tenha sido impactado pelas demissões, a Bungie afirmou que seus projetos futuros continuam em desenvolvimento.
O estúdio informou que compartilhará mais detalhes sobre seus próximos passos em outro momento, sem divulgar um cronograma para novos anúncios.
Marathon é atualmente o principal projeto da desenvolvedora após o encerramento da fase de conteúdos inéditos de Destiny 2.
Bungie amplia lista de demissões na indústria dos games
As demissões na Bungie reforçam uma tendência que vem marcando a indústria de games nos últimos anos.
Desde 2025, diversas empresas anunciaram cortes de funcionários e reestruturações, incluindo EA, Ubisoft, Sony, Xbox e outros grandes estúdios. O cenário reflete o aumento dos custos de desenvolvimento, mudanças estratégicas e a busca por operações mais enxutas em meio à desaceleração do mercado.
Agora, a Bungie tenta reorganizar sua estrutura enquanto prepara a próxima fase da empresa sob o comando da PlayStation.
O post Bungie anuncia demissões após encerrar ciclo de Destiny 2 apareceu primeiro em Olhar Digital.






