O café da manhã é frequentemente considerado como uma das refeições mais importantes. Mas o horário em que você se alimenta pela primeira vez no dia pode ser muito mais importante do que você imagina.
Pelo menos é o que revela um estudo do ISGlobal. Segundo os pesquisadores, pessoas que tomam café da manhã após as 9h apresentam um risco maior de desenvolver diabetes tipo 2 em comparação com aquelas que se alimentam antes das 8h.
Horário da primeira refeição pode fazer muita diferença
Durante o trabalho, a equipe acompanhou mais de 100 mil participantes pelo período de cerca de sete anos. A conclusão foi que tomar café da manhã após as 9h pode aumentar o risco de desenvolver diabetes tipo 2 em 59%.
De acordo com os pesquisadores, o horário em que você se alimenta pela manhã afeta o equilíbrio hormonal e aumenta o risco de doenças metabólicas. Quem come mais cedo, por exemplo, tem menor risco de resistência insulínica, obesidade e síndrome metabólica.
Além disso, o horário da primeira refeição influencia diretamente o funcionamento do relógio biológico e os níveis de cortisol. O hormônio, ligado ao estresse e à regulação da energia, tem um pico nos primeiros 30 a 45 minutos após o despertar e queda gradual ao longo do dia.
Os cientistas explicam que, durante um jejum prolongado, os níveis de insulina diminuem e o corpo começa a usar estoques de gordura como fonte de energia. Isso pode melhorar a sensibilidade à ação da insulina e reduzir os níveis de açúcar e gordura no sangue.
Leia mais
Cafeína pode ajudar seu cérebro – e a ciência explica como
Segundo a ciência, existe um horário certo para o cafezinho
Comer cereais no café da manhã faz bem à saúde?
Sugestões para melhorar o equilíbrio hormonal pela manhã
Consuma proteínas de boa qualidade, como ovos, iogurte integral, queijos magros, ou proteínas vegetais bem combinadas.
Esses alimentos são essenciais, pois ajudam a modular o cortisol e sustentam os níveis de glicose de forma gradual.
Gorduras boas, como abacate, azeite, castanhas ou sementes, auxiliam na produção de hormônios esteroides, como o estrogênio, a progesterona e até o próprio cortisol, além de oferecerem saciedade e estabilidade emocional ao longo da manhã.
Outra opção é a água morna com limão, que ajuda na hidratação e na digestão.
Chás naturais, como chá verde ou hibisco, e café preto sem açúcar também são benéficos.
As informações são do G1.
O post Qual o melhor horário para tomar café da manhã? Estudo responde apareceu primeiro em Olhar Digital.