Anvisa retira do mercado novos lotes de botox falsificado. Veja quais

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a apreensão de dois novos lotes falsificados da toxina botulínica Dysport® 500U. A decisão, publicada nessa quinta-feira (31/7), inclui os lotes H06055 e T02355, que agora estão com comercialização, distribuição e uso proibidos em todo o país.

A medida foi tomada após a Beaufour Ipsen Farmacêutica, responsável pelo registro do medicamento, comunicar que não reconhece a fabricação dos lotes em questão. Como a origem dos produtos é desconhecida, a Anvisa classificou os frascos como falsificados.

Leia também

Saúde

Anvisa identifica lote falso de toxina botulínica. Veja qual

Saúde

Anvisa interdita medidor de glicose reprovado em testes da Fiocruz

Saúde

Anvisa suspende suplemento de vitamina D e ômega 3. Confira lotes

Brasil

Anvisa proíbe produtos com referência a maconha no rótulo; saiba quais

Pacientes devem denunciar casos suspeitos

A agência orienta que pacientes e profissionais de saúde fiquem atentos à identificação dos lotes e notifiquem imediatamente qualquer suspeita por meio dos canais oficiais. Além da Anvisa, as denúncias podem ser feitas às vigilâncias sanitárias locais e às autoridades policiais.

“A falsificação de medicamentos é um crime grave contra a saúde pública”, reforça a resolução publicada pela agência.

Recentemente, outros lotes da marca Dysport também foram alvo de suspensão, após indícios de que não haviam sido fabricados pela farmacêutica. A Anvisa reforça que produtos de origem não verificada representam riscos e devem ser evitados.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!