Quantos carros elétricos já foram vendidos no Brasil? Número vai te surpreender

O Brasil acaba de romper a marca de meio milhão de carros elétricos em circulação. O resultado reflete o crescimento de setor, que vem batendo recorde atrás de recorde em vendas e produção no país.

Dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) mostram que julho de 2025 foi o melhor mês de toda a série histórica, que começou em 2012.

Leia mais

Nem China, nem Noruega, nem EUA: há um país se tornando o “paraíso” dos carros elétricos

Conheça um dos carros elétricos mais baratos do mundo

Nova bateria pode reduzir o preço dos carros elétricos

Em julho, foram comercializadas 7.010 unidades 100% elétricas. Se também levarmos em consideração os veículos eletrificados, esse número sobe para 19.016. Entenda eletrificados os modelos BEV (elétricos a bateria), PHEV (híbridos com recarga externa), HEV (híbridos convencionais) e HEV Flex (híbridos com motor flex).

Esses 19 mil ainda representam uma fatia pequena do total de 229.948 emplacamentos no Brasil no mesmo período – estamos falando apenas de 8,27%. A curva, porém, é ascendente.

Carros elétricos ainda têm desafios de infraestrutura, mas mercado vem mostrando que a tecnologia já é realidade – Imagem: @frimufilms/Freepik

Um mercado em alta

Antes de julho, maio já havia batido o recorde de vendas de EVs.

Com os 19.016 do mês passado, o total de veículos elétricos em circulação no Brasil chegou a 503.654 unidades.

Um número bastante expressivo – e que mostra a consolidação desse segmento.

Para você ter uma ideia, em 2012, quando teve início a série histórica, a ABVE registrou apenas 117 emplacamentos – isso no ano todo!

São Paulo lidera as estatísticas de vendas.

Em julho, foram comercializados 2.456 veículos com algum nível de eletrificação no estado.

Na sequência aparecem Brasília (1.573), Rio de Janeiro (736), Belo Horizonte (732) e Curitiba (535).

Entre as regiões, o Sudeste é responsável por quase metade dos emplacamentos.

A tendência é de um crescimento ainda maior, com a instalação de fábricas de grandes montadoras de elétricos no país, como a BYD – Imagem: Lewis Tse/Shutterstock

Sul e Nordeste ocupam a segunda e a terceira posições.

Somadas, essas regiões respondem por cerca de 30% das vendas.

Norte por sua vez, ocupa a lanterna, com menos de 5% dos emplacamentos de EVs.

E no resto do mundo?

O Brasil segue uma tendência mundial de alta do setor. Como mostramos recentemente aqui no Olhar Digital, as vendas globais de EVs cresceram 28% até agora em 2025.

Dados da consultoria Rho Motion mostram que somente em maio foram mais de 1,6 milhão de emplacamentos. No acumulado dos 5 primeiros meses do ano, o total de carros elétricos leves comercializados chegou a 7,2 milhões.

A China lidera o avanço, com um recorde de 1 milhão de unidades vendidas apenas em maio — crescimento de 33% sobre o ano anterior.

A Europa também segue firme nesse movimento, com destaque para o sul do continente. A região acumulou 1,6 milhão de unidades comercializadas no ano, um crescimento de 27%, com Espanha (+72%) e Itália (+58%) se destacando.

O movimento de alta é global, com destaque para a China, onde os EVs já respondem por mais da metade do total de carros leves do país – Imagem: Sheila Fitzgerald/Shutterstock

Os Estados Unidos, por sua vez, são o destaque negativo. Tiveram alta de 4% no período, refletindo as incertezas sobre se o governo Donald Trump manterá ou não as políticas de incentivo à eletrificação.

As informações são do Motor1.

O post Quantos carros elétricos já foram vendidos no Brasil? Número vai te surpreender apareceu primeiro em Olhar Digital.