‘Livraria do Smilinguido’ encerra loja física e aposta no digital

Depois de 70 anos no mercado editorial, a Livraria Luz e Vida decidiu encerrar sua operação física. A última unidade, localizada no Recife, fechou as portas.

A empresa agora concentrará seus esforços no ambiente digital e em novos produtos ligados ao universo do personagem Smilinguido. O jornal Folha de S.Paulo divulgou as informações nesta quinta-feira, 7.

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

A mudança ocorre depois de anos de dificuldades enfrentadas pela rede, que já teve 13 lojas em funcionamento. Valter Cintra, diretor comercial do grupo, atribui a decisão aos efeitos prolongados da Covid-19.

“A gente passou todo esse tempo tentando manter a Luz e Vida no novo normal, porque o pós-pandemia mudou muito o ramo”, disse Cintra.

O público migrou para o e-commerce, e a livraria, segundo ele, não conseguiu manter o ritmo nas lojas de rua. Em entrevista à Folha em 2024, Cintra revelou que a editora acumulou cerca de R$ 30 milhões em prejuízo durante a crise sanitária.

O comunicado divulgado nesta semana reforça que a empresa deseja seguir sua missão de “comunicar o amor de Deus”. Além disso, destaca que se mantém aberta a retomar o contato físico com o público “em um molde um pouco diferente, talvez em algum shopping”.

Cintra revela a mensagem por trás do icônico Smilinguido

A única unidade restante ocupava mais de 250 metros quadrados. Segundo Cintra, ela se tornou insustentável. A empresa agora aposta na força do Smilinguido — personagem criado há 44 anos por um grupo de missionários em Curitiba — para manter sua presença no mercado editorial cristão.

Segundo Cintra, a escolha da formiga tem um significado. “A analogia é que somos frágeis como uma formiga, e quem nos fortalece é Deus”.

+ Leia também: “Rede Casas Bahia tem novo controlador; entenda”

A livraria encerra seu ciclo físico, mas promete continuar ativa nas plataformas digitais, com livros e materiais voltados à fé cristã, à infância e à evangelização. A reformulação também mira um público mais acostumado com redes sociais e consumo por aplicativos.

O post ‘Livraria do Smilinguido’ encerra loja física e aposta no digital apareceu primeiro em Revista Oeste.