Microsoft prevê Windows com IA substituindo mouse e teclado até 2030

A Microsoft divulgou um vídeo chamado Windows 2030 Vision, no qual apresenta como imagina que será o sistema operacional daqui a cinco anos. A empresa aposta que a interação por linguagem natural será o padrão, reduzindo de forma significativa o uso de periféricos tradicionais como mouse e teclado.

O projeto é liderado por David Weston, vice-presidente corporativo de Enterprise & Security da Microsoft. No vídeo — que aparenta ser o primeiro de uma série — Weston afirma que, em 2030, empresas poderão contratar agentes de IA para atuar como especialistas em segurança digital, interagindo com colegas por meio do Microsoft Teams, participando de reuniões e executando tarefas no lugar de funcionários humanos.

Líder de projeto da Microsoft acredita que, em 2030, empresas contratarão agentes de IA para atuar junto a funcionários humanos (Imagem: Suri_Studio / Shutterstock.com)

IA multimodal no centro da experiência

Segundo Weston, esses agentes não têm como objetivo substituir pessoas, mas assumir trabalhos repetitivos, permitindo que profissionais se concentrem em atividades mais complexas.

Ele acredita que o Windows do futuro será capaz de “ver o que vemos, ouvir o que ouvimos” e executar ações a partir de comandos de voz, além de compreender contextos visuais e auditivos para realizar tarefas sofisticadas.

A proposta se alinha ao pesado investimento da Microsoft em inteligência artificial, incluindo mais de US$ 13 bilhões destinados à OpenAI e o acordo de US$ 650 milhões com a Inflection AI.

Esse direcionamento explica a presença crescente de recursos de IA em praticamente todos os produtos da empresa.

Proposta se alinha com investimentos pesados da Microsoft em IA, incluindo o acordo bilionário com a OpenAI (Imagem: DANIEL CONSTANTE / Shutterstock.com)

Leia mais:

7 configurações de privacidade no Windows 11 para você ajustar no PC

5 recursos do Windows para desativar e aprimorar o PC

5 recursos do PC Windows que você deveria usar mais

Ceticismo e histórico de promessas

Apesar do entusiasmo interno, a ideia de um Windows controlado majoritariamente por voz não agrada a todos. O vídeo publicado recebeu mais descurtidas do que curtidas, e há dúvidas sobre se tal transformação será viável já em 2030.

A Microsoft já fez promessas semelhantes no passado que não se concretizaram integralmente, como no lançamento do Copilot e dos notebooks Copilot+. A empresa também enfrentou forte reação negativa em recursos de IA, como no caso do Recall, ferramenta de captura de tela que acabou sendo revista após críticas.

Para parte dos usuários, a substituição total dos métodos tradicionais de entrada em um prazo tão curto parece pouco provável. Ainda assim, a Microsoft mantém a visão de que a IA multimodal será o elemento central da interação com seus sistemas operacionais na próxima década.

O post Microsoft prevê Windows com IA substituindo mouse e teclado até 2030 apareceu primeiro em Olhar Digital.