Uma das capitais mais antigas do Brasil, São Luís do Maranhão já teve muitas alcunhas desde que foi fundada, em 1612. Talvez o mais famoso atualmente seja o apelido de “Ilha do Amor”.
Ninguém sabe ao certo como a denominação surgiu. O nome famoso é atribuído por vezes a uma canção composta por Cláudio Fontana, que tem justamente “Ilha do Amor” como título. Nela, Fontana afirma: “quero voltar, quero voltar para São Luís, ilha do amor onde eu nasci, onde em criança eu fui feliz!” A canção cita lugares marcantes como a Praia Olho d’Água e a Praça Gonçalves Dias.
Há também quem diga que o apelido foi cunhado como uma campanha de marketing para atrair visitantes. Com fama de acolhedora, São Luís é pontilhada por paisagens que acabam fazendo jus à alcunha, com ruelas de pedras e casas antigas e coloridas. Aí, talvez, esteja uma pista para o nome alternativo ter “colado”, independentemente da origem.
Até porque essa está longe de ser a única denominação que se tentou colocar no local. O nome indígena original era Upaon-Açu, ou Ilha Grande. Com os fundadores franceses, veio a homenagem ao rei Luís XIII – “São Luís” era o nome do forte em torno do qual a cidade se desenvolveu. Mas também pintaram alcunhas diversas ao longo dos anos, como Ilha Rebelde, Atenas Brasileira, Jamaica Brasileira – pela forte influência do reggae – e ainda mais variações insulares, como Ilha Bela, dos Azulejos ou do Poeta.
Conhecendo a Ilha do Amor
Uma viagem a São Luís explica rapidamente as razões para o apelido. E o encantamento vem tanto da rica história da cidade quanto das belezas de sua orla, que não se resume à Praia Olho d’Água mencionada na canção de Fontana, ainda que ela também seja uma das mais populares entre os que passam pela capital maranhense.
Outro local mencionado na música, a Praça Gonçalves Dias oferece uma vista da orla do Rio Anil e tem, bem perto, diversos casarões históricos e a Igreja dos Remédios. Famosa por ser ponto de encontro de casais enamorados, a praça ganhou ela própria uma alcunha romântica, intitulada o Largo dos Amores.
Turistas de olho na história de mais de quatro séculos de São Luís também fazem bem em passar pelo Palácio dos Leões. Hoje a sede do governo do estado, o edifício faz parte do centro histórico considerado um Patrimônio da Humanidade pela Unesco, e tem suas raízes na fortaleza francesa que marcou a origem da cidade atual.
Inscreva-se aqui
para receber a nossa newsletter
Cadastro efetuado com sucesso!
Você receberá nossas newsletters em breve!
Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp
Resolva sua viagem aqui
Reserve hospedagem no Booking
Reserve seu voo
Reserve hospedagem no Airbnb
Ache um passeio na Civitatis
Alugue um carro