Conforme noticiado pelo Olhar Digital, Vênus e Júpiter, os dois planetas mais brilhantes do céu noturno, estiveram em conjunção na madrugada desta terça-feira (12). De acordo com o guia de observação astronômica InTheSky.org, eles “se beijaram” às 4h40 da manhã (pelo horário de Brasília), posicionados pouco acima do horizonte a leste.
Visíveis entre 4h18 e 6h12, desaparecendo ao amanhecer, o par pôde ser visto de diversas partes do mundo – e o encontro rendeu imagens incríveis.
Enquanto Vênus estava em magnitude de -4, a de Júpiter era de -1.9, com ambos na constelação de Gêmeos. Quanto mais brilhante um objeto parece, menor é o valor da magnitude (relação inversa). O Sol, por exemplo, que é o corpo mais brilhante do céu, tem magnitude aparente de -27.
Lua cheia não atrapalhou a observação do encontro
Durante a conjunção, os dois planetas estavam a menos de um grau de distância. Embora isso não seja próximo o suficiente para caber no campo de visão de um telescópio, a dupla estava visível a olho nu ou através de binóculos.
Esta semana, a Lua está na fase cheia, deixando o céu mais claro, o que poderia dificultar a visibilidade de eventos astronômicos. Felizmente, no entanto, Júpiter e Vênus são brilhantes o bastante para não serem totalmente ofuscados pelo luar. Além disso, eles estão aparecendo a leste no céu, enquanto ela está do lado oposto, a oeste.
Veja a conjunção de Vênus e Júpiter em imagens espetaculares
Diversos registros da conjunção foram compartilhados nas redes sociais. Abaixo, alguns deles, obtidos na Rússia, EUA, Reino Unido, Grécia, Espanha e Brasil.
On the morning of Aug 12, 2025,using my Canon EOS 60D camera, in Yuzhno-Morskoy, Nakhodka, I photographed the #conjunction of Venus and Jupiter, and a bright #meteor was imaged next to them during the #Perseids@ThePhotoHour @StormHour @El_Universo_Hoy @DavidBflower #Perseids2025 pic.twitter.com/Zq2CJQsTBa
— Филипп Романов/Filipp Romanov (@romanov_filipp) August 12, 2025
I got to see them this morning. Venus and Jupiter, so close together in the predawn sky. Other stars are seen but I’m unsure what the names of them might be.#VenusJupiterConjunction#stargazing #Astronomy pic.twitter.com/ItmwdKMRvH
— Baroness A Davenport (@Stamolka) August 12, 2025
Venus & Jupiter on August 10th. A quick snap after finishing my Saturn observing session on the 10th. I’ve seen so many conjunctions of these two over the years one blurs into another! pic.twitter.com/MWJpRF0Vpe
— Damian Peach (@peachastro) August 12, 2025
Leia mais:
Veja imagens da chuva de meteoros Perseidas
Auroras iluminam os céus do norte – veja imagens do espetáculo
Astronauta veterano da NASA compartilha imagens espetaculares do espaço
Algumas imagens impressionantes do evento foram divulgadas na galeria da plataforma de climatologia e meteorologia espacial Spaceweather.com.
Vênus e Júpiter nascendo sobre as Montanhas Escarpadas, no Colorado, EUA. Crédito: Aaron Watson via Spaceweather.com
Conjunção de Vênus e Júpiter fotografa de Madras, Oregon, EUA. Crédito: Eric via Spaceweather.com
Conjunção de Vênus e Júpiter registrada em Beech Grove, Indiana, EUA. Crédito: Cam via Spaceweather.com
E se você perdeu o encontro da noite passada entre Vênus e Júpiter, não se preocupe: eles continuam pertinho um do outro nas próximas madrugadas, se afastando lentamente até o fim do mês.
O post Imagens mostram “beijo brilhante” de Vênus e Júpiter na madrugada apareceu primeiro em Olhar Digital.