Você com certeza já ouviu dizer que para emagrecer é preciso cortar todos os carboidratos ou gorduras da dieta. Porém, segundo a nutróloga Fernanda Vasconcelos, isso não faz bem para o organismo.
Dependendo do objetivo, pode sim ser necessário diminuir a quantidade de carboidratos e gorduras, pelo menos por um tempo. Entretanto, a resposta não é cortar totalmente esses grupos alimentares, uma vez que isso pode trazer diversos riscos.
Leia também
Vilão ou aliado? Entenda o papel dos carboidratos na rotina alimentar
Confira os 5 melhores carboidratos ricos em proteínas, segundo expert
Carboidratos potencializam efeito da creatina. Confira 4 opções
Como evitar picos de açúcar no sangue sem deixar de comer carboidratos
Riscos de uma alimentação sem carboidratos e gorduras
Dieta sem carboidratos
Esse tipo de restrição pode causar vários efeitos negativos no organismo. Segundo a fundadora do Instituto Qualitté, os principais impactos são:
Cansaço e falta de energia: o cérebro usa glicose como principal fonte de combustível. Sem ela, podem surgir fadiga, tontura e dificuldade de concentração.
Problemas intestinais: muitos carboidratos saudáveis são ricos em fibras, essenciais para o funcionamento intestinal. Sem eles, há maior risco de prisão de ventre.
Efeito rebote: restrições severas podem levar a episódios de compulsão alimentar, dificultando o emagrecimento a longo prazo.
Confira mais informações no portal SportLife, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!