Caçadores de meteoros Perseidas flagram brilho em formato estranho no céu dos EUA

Conforme noticiado pelo Olhar Digital, na madrugada desta terça-feira (12) houve o pico da chuva de meteoros Perseidas – veja imagens do evento aqui. Esse fenômeno ocorre enquanto a Terra passa pelo caminho das partículas do cometa 109P/Swift-Tuttle, na constelação de Perseus.

Essa chuva está ativa desde 17 de julho e vai até 24 de agosto. Com isso, “caçadores de meteoros” vêm posicionando suas câmeras para tentar obter registros desses rastros luminosos pelo céu. Nos EUA, alguns deles foram surpreendidos por um brilho diferente, que chamou a atenção: uma espécie de luz espiral.

Greg Stablein programou o celular para fotografar a conjunção entre Vênus e Júpiter e acabou registrando também um rastro da chuva de meteoros Perseidas, em Memphis, Tennessee (EUA). Crédito: Greg Stablein via Spaceweather.com

Confira imagens do brilho espiral observado durante a chuva de meteoros

Andy Swift tirou a foto abaixo com um iPhone 15 no céu de Naubinway, Michigan.

Espiral brilhante no céu de Naubinway, Michigan, EUA. Crédito: Andy Swift via Spaceweather.com

“Apareceu como uma mancha brilhante a oeste da Ursa Maior e cresceu em tamanho e brilho até a clássica forma espiral”, descreve o fotógrafo identificado como Trevor, de Grafton, New Hampshire, autor da imagem a seguir. “Deslizou rapidamente através da Ursa Maior enquanto se dispersava em uma nuvem brilhante e descia abaixo do horizonte”.

Espiral brilhante no céu de Grafton, New Hampshire, EUA. Crédito: Trevor via Spaceweather.com

Lenny Ramirez viu a mesma coisa em North Madison, Ohio. “Estava procurando meteoros e vi isso. Que delícia!”.

Espiral brilhante no céu de North Madison, Ohio, EUA. Crédito: Lenny Ramirez via Spaceweather.com

Terry Pundiak também fotografou a espiral em Easton, na Pensilvânia, descrevendo o fenômeno como uma “grande nuvem branca em forma de cata-vento”.

Espiral brilhante no céu de Easton, na Pensilvânia, EUA. Crédito: Terry Pundiak via Spaceweather.com

Leia mais:

Misteriosa espiral brilhante surge no céu da Europa; veja!

Foguete da SpaceX cria espiral de luz com chifres no céu

O que causou essa misteriosa espiral no céu do Alasca?

Explicações para o fenômeno

De acordo com a plataforma de meteorologia e climatologia espacial Spaceweather.com, isso pode ser uma liberação de combustível de um foguete Vulcan Centaur lançado de Cabo Canaveral pela United Launch Alliance (ULA). Transportando dois satélites a serviço do exército dos EUA, o veículo decolou próximo das 22h (pelo horário de Brasília) da terça-feira.

Quando um foguete lança mais de um satélite de uma vez, às vezes ele gira como parte de uma estratégia de lançamento escalonado. Essa manobra serve para enviar as cargas úteis em direções diferentes – o que pode explicar o formato espiral da descarga.

Além do Vulcan, apenas 19 minutos antes, um foguete de carga pesada Ariane 6, da Europa, decolou do espaçoporto de Kourou, na Guiana Francesa. Uma queima de órbita desse veículo também poderia explicar a espiral vista nos céus da América do Norte.

O post Caçadores de meteoros Perseidas flagram brilho em formato estranho no céu dos EUA apareceu primeiro em Olhar Digital.