Em meio a grande expectativa do público, robôs protagonizaram disputas esportivas na China. A competição reuniu modalidades como futebol, atletismo, boxe e tênis de mesa. O evento também incluiu provas práticas, como identificação de medicamentos, manipulação de objetos e tarefas de limpeza.
+ Leia mais notícias de Tecnologia em Oeste
Os ingressos para assistir às competições variaram de 128 a 580 iuanes, faixa equivalente a R$ 100 a R$ 440. Durante as partidas, quedas e colisões entre os robôs chamaram a atenção, como na partida de futebol em que quatro máquinas acabaram empilhadas no gramado e na corrida de 1,5 mil metros, quando um robô tombou de repente.
Desafios e superações dos competidores robóticos na China
Apesar dos frequentes tombos, alguns robôs conseguiram se reerguer sem a intervenção de pessoas, gesto que foi celebrado pelos espectadores. Em outras situações, a ajuda humana foi necessária para retomar as atividades dos competidores.
China celebra los Juegos Mundiales de Robots Humanoides 2025 en Beijing 🇨🇳 🤖😍👏🏻
— DescubriendoChina (@Descubre_China) August 16, 2025
El robot Unitree H1 ganó la carrera de 1500 m con un tiempo de 6:34 🏃🏻🤖👏🏻#China #Asia #Robot #Juegos #Carrera #Humanoide #Deporte #Beijing pic.twitter.com/fXLz1ffhs2
De acordo com o portal g1, o torneio serve como fonte de dados importantes para aprimorar robôs de uso industrial, especialmente em linhas de produção. As partidas de futebol, por exemplo, são vistas como treinamento para a coordenação entre máquinas em ambientes colaborativos.
Investimentos e protagonismo chinês no setor
A China tem direcionado bilhões de dólares ao desenvolvimento de robôs humanoides ao considerar tanto o envelhecimento populacional quanto a disputa tecnológica global, especialmente com os Estados Unidos.
Nos meses recentes, o país asiático sediou eventos como a primeira maratona de robôs humanoides em Pequim, além de conferências e a inauguração de lojas especializadas nessa tecnologia. Entre os 280 participantes das Olimpíadas de robôs, 192 representam universidades e 88 são ligados a empresas privadas.
O post China promove campeonato de robôs com disputas em futebol e atletismo apareceu primeiro em Revista Oeste.