Guerra dos chips: Trump vai usar tarifas para impulsionar indústria dos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, continua firme em sua estratégia para fortalecer a indústria tecnológica do país. O republicano prometeu definir quais serão as tarifas impostas sobre chips semicondutores nesta semana.

A declaração foi dada a bordo do avião presidencial Air Force One. Segundo ele, as taxas serão menores no início, mas irão aumentar com o passar do tempo. A única forma de escapar da taxação é levar a produção para o território norte-americano.

Objetivo é impulsionar indústria de chips dos EUA (Imagem: Quality Stock Arts/Shutterstock)

Taxação sobre os chips será escalonada

Trump afirmou que as tarifas seriam mais baixas no início justamente para permitir que as empresas tivessem tempo de criar novas indústrias nos EUA. Se isso não acontecer, o republicano promete aumentar (e muito) as taxas.

O presidente dos Estados Unidos ainda disse se sente confiante de que as principais companhias do setor de semicondutores optariam pela fabricação no país, fugindo das cobranças adicionais. Apesar disso, ele não especificou de quanto seriam estas tarifas.

Casa Branca irá anunciar as tarifas nesta semana (Imagem: Andrea Izzotti/Shutterstock)

A medida se insere em uma estratégia mais ampla de fortalecimento da indústria tecnológica dos EUA. A Casa Branca tem adotado políticas para estimular a relocalização de cadeias produtivas, especialmente no setor de tecnologia, que sofreu impactos durante a pandemia de Covid-19 e está no centro de tensões comerciais globais.

Leia mais

Empresas costuram acordos para escapar do “tafiraço” de Trump

Trump impõe tarifa de 100% para chips importados nos EUA

Trump se tornou líder da indústria de chips semicondutores

Trump já havia anunciado tarifas de 100% sobre os produtos (Imagem: Chip Somodevilla/Shutterstock)

Empresa que fabriquem nos EUA ficarão isentas

No início do mês, Trump anunciou a intenção de impor tarifas de 100% sobre semicondutores importados.

Empresas que fabriquem os produtos nos EUA, no entanto, ficariam isentas.

Estas cobranças podem gerar impactos imediatos no mercado global, pressionando fabricantes estrangeiros que ainda não possuem presença produtiva nos Estados Unidos.

A medida também pode alterar o custo de diversos produtos eletrônicos no país, já que chips são componentes essenciais em smartphones, computadores, automóveis e eletrodomésticos.

O post Guerra dos chips: Trump vai usar tarifas para impulsionar indústria dos EUA apareceu primeiro em Olhar Digital.