Maioria dos brasileiros ainda não usa IA generativa, segundo Datafolha

É inegável que os avanços tecnológicos recentes possibilitaram a popularização da inteligência artificial. Um dos exemplos disso é o aumento expressivo no número de usuários de chatbots, sendo o ChatGPT um dos mais famosos.

No entanto, uma pesquisa realizada em conjunto pelo Datafolha e Observatório Fundação Itaú, divulgada nesta terça-feira (19), mostra que o uso da tecnologia não é uma realidade para a maioria dos brasileiros. Especialmente quando o assunto é a IA generativa, ferramentas que permitem a criação de conteúdos.

Pesquisa mostra como os brasileiros se relacionam com a tecnologia (Imagem: sweet_tomato/Shutterstock)

Ferramentas de geração de texto e imagens ainda não são populares

No total, foram ouvidas 2.798 pessoas a partir de 16 anos de idade, de todas as regiões do país, entre os dias 7 e 15 de julho deste ano.

A margem de erro é de dois pontos percentuais, considerando um nível de confiança de 95%.

Segundo o levantamento, 93% dos entrevistados utilizam inteligência artificial de alguma forma.

No entanto, os números são muito diferentes quando o assunto é IA generativa.

De acordo com a pesquisa, 57% dos brasileiros dizem nunca usar ferramentas de geração de texto, como o ChatGPT, enquanto 69% nunca utilizam as de geração de imagem, como o Midjourney.

As informações são da Folha de São Paulo.

Leia mais

Vagas de emprego que exigem IA quadruplicaram no Brasil

Eletrobras vai usar IA para modernizar rede elétrica no Brasil

Entrevista: o impacto das IAs nos empregos no Brasil

Maioria da população nunca usou ChatGPT e outros chatbots (Imagem: Fabio Principe/Shutterstock)

Brasileiros aprovam regulamentação da IA

O trabalho ainda revela que 75% dos entrevistados percebem que a IA está presente no seu dia a dia, e 32% dizem que a tecnologia está muito presente. Além disso, 82% já ouviram falar em inteligência artificial, mas 46% dizem não saber o que o termo quer dizer. Estes números revelam que os brasileiros têm contato com a ferramenta mais de forma passiva, caso dos algoritmos de recomendação de conteúdo.

Os avanços da IA generativa são bem mais recentes, é um tipo de ferramenta que requer um uso mais intencional. Tentamos fazer a pesquisa de uma forma mais ampla para entender como a IA está presente na vida das pessoas, ainda que em usos com menos intenção.

Alan Valadares, coordenador do Observatório Fundação Itaú

Entrevistados manifestaram temores relacionados ao uso da ferramenta (Imagem: Anggalih Prasetya/Shutterstock)

O levantamento também detalha a percepção das pessoas sobre o impacto da IA no mundo do trabalho. Para 49% dos ouvidos, a tecnologia é uma ameaça para os empregos, enquanto 51% minimizam essa possibilidade.

De qualquer forma, os brasileiros se mostraram preocupados com as formas de utilização da ferramenta, especialmente para coleta e uso de dados pessoais sem controle (42%), para fins maliciosos, manipulação ou vigilância (36%) e geração de notícias falsas (31%). Para 77% dos entrevistados, a inteligência artificial pode ser perigosa se não for regulada.

O post Maioria dos brasileiros ainda não usa IA generativa, segundo Datafolha apareceu primeiro em Olhar Digital.