Todos os dias somos inundados de notícias sobre novos recursos de inteligência artificial criados pelas grandes empresas de tecnologia. Mas você já parou para pensar como essas companhias utilizam as ferramentas que tanto prometem ‘mudar o mundo’?
Em um post no blog do Google, a vice-presidente Sênior de Sistemas Principais e Experiências da empresa, Jen Fitzpatrick, nos deu um vislumbre de como isso funciona na controladora do Gemini, a assistente de IA do Google, e do NotebookLM.
“Ao usar a IA como parceira colaborativa, conseguimos dedicar tempo às partes mais inovadoras, estratégicas e gratificantes do nosso trabalho”, escreve a executiva. Ela garante que o uso acontece de forma responsável, com “funcionários no comando”.
Mais velocidade
Geração de código: Atualmente, a IA ajuda a gerar 30% do novo código escrito no Google, que é então revisado e aprovado pelos engenheiros. Isso permite que eles criem e façam correções mais rapidamente;
Revisão do trabalho: A IA auxilia engenheiros em todo o ciclo de vida do desenvolvimento, incluindo revisões de código, testes e migrações, o que levou ao aumento estimado de 10% na velocidade da engenharia;
Correção de bugs: Modelos de IA ajudam a encontrar a origem de um problema mais rapidamente; 12% dos bugs duplicados agora são tratados automaticamente por um agente de IA.
Mais criatividade
Assistente criativo: Gemini é utilizado pela equipe de marketing para fazer brainstormings de ideias, oferecendo sugestões personalizadas para ajudar a gerar tudo, desde conceitos de campanha até rascunhos de roteiros para vídeos do YouTube;
Conteúdo cativante: A equipe editorial do YouTube está usando o Gemini para extrair rapidamente citações interessantes de podcasts e seus respectivos timestamps precisos. Isso ajuda a equipe a criar títulos, textos em miniatura e descrições de vídeo mais atraentes para o YouTube Insider;
Criação de recursos visuais: IA generativa ajuda a produzir recursos visuais para grandes eventos. No Google I/O deste ano, a IA criou 219 slides de apresentação (usando modelos Imagen e Veo);
Testando novas ideias: O Google DeepMind usa ferramentas de IA para testar novas ideias: seja o Flow e o Veo 3 para criar mockups de vídeos criativos ou o Gemini para explorar diferentes maneiras de apresentar novas ideias.
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Mais vendas
Acelerando propostas: Equipe de vendas ganhou uma ferramenta interna de IA que contribuiu diretamente para um aumento de 78% no número de Solicitações de Propostas (RFPs) concluídas para o Google Cloud em relação ao ano anterior;
Melhorando a qualidade dos leads: A ferramenta de filtragem de leads baseada em IA do Google Cloud ajuda nossa equipe de vendas a identificar os clientes em potencial mais promissores. Em um período recente de seis semanas, essa ferramenta levou a um aumento de 14% na conversão de leads em oportunidades;
Notas de reunião geradas por IA: Durante as chamadas do Google Meet, o Gemini pode transcrever conversas em tempo real e gerar resumos dos pontos principais e itens de ação.
Mais precisão
Plataformas seguras: Equipes de Confiança e Segurança utilizam IA para ajudar a detectar e sinalizar conteúdo que possa violar as políticas do Google. Em 2024, foram revisadas mais de um bilhão de peças de conteúdo manualmente;
Feedback dos funcionários: O NotebookLM ajuda a resumir e identificar instantaneamente os principais temas de milhares de respostas de pesquisas, permitindo-nos encontrar rapidamente informações úteis para melhorar momentos internos da empresa.
Talentos: A equipe de Operações de Pessoas utiliza IA como parte do processo de recrutamento para buscar com mais eficiência no banco de candidatos e combinar habilidades e experiências com as vagas disponíveis, com um recrutador sempre liderando o processo;
Redução do desperdício de alimentos: Chefs da empresa usam dados de insights baseados em IA para refinar cardápios, reduzir preventivamente o desperdício em cafés e personalizar soluções para as necessidades de cada campus. Em 2024, reduzimos o desperdício de alimentos por Googler em aproximadamente 39% em comparação com 2019.
“O verdadeiro benefício de usar IA em nosso trabalho não se resume apenas à velocidade. Trata-se também de capacitar nossas equipes a se envolverem em pensamento criativo e enfrentarem desafios complexos”, conclui Fitzpatrick.
O post Como funcionários do Google usam a IA… do Google? apareceu primeiro em Olhar Digital.