Pontas de flechas de 80 mil anos sugerem fabricação por neandertais

Pesquisadores encontraram no sítio arqueológico de Obi-Rakhmat, no Uzbequistão, ferramentas de pedra de aproximadamente 80 mil anos. Os objetos parecem ser pontas de flechas e trazem evidências de que armas desse tipo eram fabricadas muito antes do que se imaginava, quando os neandertais eram os humanos dominantes na região.

“De acordo com os princípios fundamentais do design de armas de caça, essas micropontas são estreitas demais para terem sido encaixadas em qualquer coisa que não fossem hastes semelhantes a flechas”, escrevem os autores do artigo.

O estudo foi liderado por cientistas da Universidade de Bordeaux, na França, e do do Instituto de Arqueologia e Etnografia de Novosibirsk, na Rússia. Os achados foram publicado na revista científica PLOS One neste mês.

Anteriormente, as flechas eram associadas ao período Paleolítico Superior. No entanto, as novas descobertas demonstram que as peças já eram utilizadas no período Paleolítico Médio, há quase 80 mil anos. Isso demonstra que grupos humanos já desenvolviam sistemas de caça mais complexos antes do que se sabia. O fato também ajuda a elucidar o estudo da evolução do gênero Homo.

Leia também

Ciência

Hominídeos usavam esferas de rocha vulcânica como ferramentas

Ciência

Sapatos gigantes de 2 mil anos surpreendem arqueólogos na Inglaterra

Ciência

Arqueólogos acham “canivete” feito com ossos de leão por neandertais

Ciência

Arqueólogos descobrem impressão digital de 43 mil anos: “Ritualístico”

200 fragmentos de pedra em forma de ponta

O sítio arqueológico de Obi-Rakhmat está localizado no vale de Paltau, no nordeste do Uzbequistão. A região montanhosa possui várias camadas de sedimentos com materiais arqueológicos datados entre 40 a 90 mil anos.

No local, os pesquisadores encontraram cerca de 200 fragmentos de pedra em forma de ponta. Após examinar os materiais, 20 foram separados como possíveis partes de armas, como pontas de lança, flecha ou lâminas.

Em seguida, os cientistas examinaram os fragmentos a olho nu e, depois, com microscopia estereoscópica. Peças que tinham marcas menos visíveis foram investigadas com microscopia óptica reflexiva, para identificar marcas de impacto.

Pesquisadores encontraram micropontas de flechas no sítio arqueológico de Obi-Rakhmat, no Uzbequistão

Testes e resultados

Para confirmar a função das ferramentas, os especialistas refizeram as peças com pedras do próprio local, colocaram as micropontas em hastes de madeira e as dispararam em um arco contra o corpo de um animal já abatido.

Os resultados mostraram que as pontas funcionavam como armas de caça. Entre os três tipos de armamento identificados, estão:

Pontas grandes retocadas: provavelmente usadas como lanças;
Micropontas triangulares: peças pequenas e leves e provavelmente usadas como pontas de flechas;
Lâminas pequenas: utilizadas como partes laterais de armas.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!