Um levantamento realizado pelo estúdio criativo britânico Berlew analisou 125 destinos turísticos ao redor do mundo para descobrir quais são, de fato, os mais coloridos.
Utilizando uma tecnologia de visão computacional, foram examinadas imagens em alta resolução para identificar as cinco cores predominantes de cada lugar. A partir dessas informações, foram geradas 625 paletas de cores, que serviram de base para avaliar a diversidade e intensidade das cores presentes em cada destino.
O resultado é uma lista que combina dados e estética, reunindo cidades e vilarejos que se destacam não só pela arquitetura e paisagens, mas também pelo uso marcante das cores em suas ruas, fachadas e cenários.
Do azul profundo de Chefchaouen, no Marrocos, aos tons vibrantes de Cinque Terre, na Itália, essa seleção mostra como a cor pode ser um traço essencial da identidade de um lugar – e um convite irresistível para viajantes. Confira, abaixo, os 10 destinos considerados os mais coloridos do mundo:
1. Burano – Itália
Casinhas coloridas na ilhota de Burano, na região de VenezaPetr Kratochvil/Public Domain Pictures/Reprodução
A pequena ilha próxima a Veneza se destaca por suas casas pintadas em tons vibrantes como azul, vermelho, amarelo e verde. Segundo a tradição local, os pescadores começaram a colorir as fachadas para identificá-las mesmo em dias de neblina, especialmente durante o inverno. Hoje, Burano é um dos destinos mais fotogênicos da Itália e uma boa opção de passeio para quem visita Veneza.
2. Chefchaouen – Marrocos
O azul domina Chefchaouen, cidade marroquina nas montanhas do RifNing Tranquiligold Jin/Flickr
Conhecida como a “cidade azul”, Chefchaouen tem suas ruas, escadarias e paredes tingidas em diferentes tonalidades de azul. Uma das teorias mais aceitas diz que prática começou com a comunidade judaica que se instalou ali no século XV, mas hoje é símbolo da cidade e o que atrai visitantes para lá.
3. Guatapé – Colômbia
Cores fortes e murais em relevo transformam Guatapé em uma das cidades mais fotogênicas da ColômbiaTitiNicola/Wikimedia Commons
Localizada a cerca de duas horas de carro de Medellín, o vilarejo de Guatapé é famoso pelos chamados “zócalos”, que são relevos pintados na base das casas que retratam cenas do cotidiano. As cores intensas das construções tornam o centro da cidade uma verdadeira galeria a céu aberto. Veja aqui uma matéria sobre Guatapé.
4. Willemstad – Curaçao
À beira-mar, as construções coloniais coloridas de Willemstad compõem a paisagemFraganda/Wikimedia Commons
A capital de Curaçao, no Caribe, é marcada pelas casas coloniais holandesas pintadas em tons pastéis e vibrantes às margens do mar. As cores não são apenas estéticas: os locais acreditam que a tradição começou no início do século XIV por conta de uma recomendação médica feita ao então governador, que sofria de enxaquecas. Acreditava-se que as dores eram causadas pelo impacto do reflexo solar nas construções brancas, o que levou o governo a ordenar que todas as casas fossem pintadas com cores vibrantes.
5. Havana – Cuba
Fachadas coloridas e carros antigos marcam o centro histórico de Havana, ícone visual da capital cubanaSpencer Everett/Unsplash
O centro histórico de Havana é uma explosão de cores (algumas desbotadas e outra mais vibrantes), resultado da mistura entre a arquitetura colonial espanhola e a estética caribenha. As fachadas dos edifícios coloridas em azul, amarelo e rosa, entre outras cores, contam histórias de um passado rico e cheio de contrastes.
6. Cinque Terre – Itália
Casas empilhadas em tons pastéis formam o cenário encantador dos vilarejos de Cinque TerreCivitatis/Divulgação
Composta por cinco vilarejos na costa da Ligúria, Cinque Terre é famosa pelas casas coloridas construídas em encostas com vista para o mar. Os tons vivos e quentes contrastam com o azul do Mediterrâneo e compõem uma das paisagens mais icônicas da Itália.
7. La Boca (Bairro de Buenos Aires) – Argentina
O Caminito, em La Boca, é uma das principais atrações de Buenos AiresLuis Argerich/Wikimedia Commons
O bairro portenho é conhecido pelas casas de zinco pintadas com sobras de tinta dos navios. O resultado é um mosaico vibrante que atrai turistas e celebra a cultura popular argentina, com tango, arte de rua e a herança dos imigrantes europeus. Em La Boca fica localizado o Caminito, uma ruazinha cheia de casas coloridas, que é uma das principais atrações locais, ainda que ela seja um tanto polêmica.
8. Jodhpur – Índia
As construções azuis são a marca registrada de Jodhpureviltomthai/Wikimedia Commons
Assim como Chefchaouen, a cidade indiana de Jodhpur recebeu o apelido de “cidade azul” por conta de suas construções históricas tingidas de azul, especialmente na parte antiga da cidade. A cor, além de estar ligada a tradições religiosas, também ajuda a afastar o calor e os insetos em uma região de clima desértico.
9. San Juan – Porto Rico
No centro histórico de San Juan, fachadas coloniais coloridas revelam a identidade vibrante da cidadeBrad Clinesmith/Wikimedia Commons
Um destaque da capital porto-riquenha é o centro histórico, conhecido como Viejo San Juan, com suas ruas de paralelepípedos e casarões coloniais pintados em tons vibrantes. A combinação entre as cores intensas e arquitetura espanhola cria um cenário encantador e cheio de personalidade.
10. Balat (Bairro de Istambul) – Turquia
Em Balat, as ruas coloridas atraem cada vez mais turistasMaurice Flesier/Wikimedia Commons
Embora mais conhecida por seus minaretes e mesquitas, Istambul também revela uma paleta de cores marcante nos bairros históricos, mercados e casas de madeira pintadas em tons vivos. O bairro de Balat, por conta da diversidade cromática das suas casas e prédios, se tornou uma das principais atrações da cidade.
Inscreva-se aqui
para receber a nossa newsletter
Cadastro efetuado com sucesso!
Você receberá nossas newsletters em breve!
Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp
RelacionadasMundo17 cidades pelo mundo que fãs de futebol precisam visitar2 ago 2025 – 14h08Mundo10 cidades europeias para apreciar arte de rua10 jul 2025 – 10h07MundoAurora austral: lugares do mundo para ver a “aurora boreal do sul”21 abr 2025 – 16h04
Resolva sua viagem aqui
Reserve hospedagem no Booking
Reserve seu voo
Reserve hospedagem no Airbnb
Ache um passeio na Civitatis
Alugue um carro