Relatório revela o animal mais mortal da Austrália. Saiba qual é

A Austrália é conhecida por ter uma grande diversidade de animais exóticos, com aparências que colocam medo em muitas pessoas. Ainda assim, um relatório elaborado por pesquisadores do Sistema Nacional de Informações Coronárias (NCIS, na sigla em inglês) revelou que um animal bastante conhecido ao redor do mundo está envolvido no maior número de mortes no país.

Entre 2001 e 2021, foram registradas 713 mortes em acidentes com diferentes animais na Austrália. Em média, foram cerca de 34 casos por ano, e a maioria deles foi provocada por cavalos.

Embora o país abrigue cobras e aranhas venenosas, quase um terço das mortes ( 222 óbitos) está relacionada aos cavalos — a maioria delas envolve quedas ao montar nos animais. Curiosamente, o cavalo não é um animal nativo australiano.

Leia também

Ciência

Aves australianas surpreendem cientistas ao apresentarem troca de sexo

Ciência

Austrália: fóssil de 26 milhões de anos revela nova espécie de baleia

Ciência

Pesquisadores descobrem inseto mais pesado da Austrália. Veja vídeo

Ciência

Conheça a floresta australiana “mágica” que brilha no escuro

O NCIS é um repositório de dados que contém informações sobre mortes relatadas a um legista na Austrália e na Nova Zelândia. As informações do documento foram catalogadas para apoiar o trabalho de investigadores e pesquisadores de mortes no país.

A maioria das mortes causadas por cavalos na Austrália está relacionada a quedas

Em segundo lugar e responsável por 92 mortes (12,9%), aparecem os bovinos. Parte dos acidentes estão ligados a acidentes de trânsito. Os cachorros também constam no ranking, com 82 mortes (11,5%), com a maioria relacionada a mordidas.

Um animal nativo australiano aparece apenas em quarto lugar. Os cangurus estão envolvidos em 53 mortes, todas causadas por acidentes no trânsito. O restante da lista fica com as cobras (50 mortes), as abelhas (45 mortes), os tubarões (39 mortes) e os crocodilos (25 mortes). Nenhuma morte relacionada a picadas de aranha foi registrada durante o relatório.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!