Com a chegada iminente do Modo IA no buscador do Google, internautas brasileiros terão acesso a uma interface que utiliza inteligência artificial generativa. O objetivo é buscar respostas a questões mais elaboradas em linguagem natural.
+ Leia mais notícias de Tecnologia em Oeste
O novo recurso, que se assemelha a assistentes como ChatGPT e Gemini, será disponibilizado nas próximas semanas, conforme anunciado pela empresa na quarta-feira 20. Lançado originalmente nos Estados Unidos durante o evento Google I/O, em maio, o Modo IA chega ao Brasil durante as comemorações de 20 anos da empresa no país.
O anúncio foi realizado em Belo Horizonte. A capital mineira foi a cidade onde o Google começou as operações nacionais, em 2005.
Modo IA no buscador do Google expande recursos e aposta em interações
O Modo IA amplia funcionalidades do AI Overviews — ferramenta que desde o ano passado entrega resumos e respostas no topo da página de busca, antes dos links convencionais. Segundo o Google, o sistema atinge mais de 2 bilhões de internautas no mundo.
O buscador permanece como a principal fonte de receita da companhia e gerou faturamento de quase US$ 200 bilhões em 2024. O valor é cinco vezes superior à receita dos anúncios no YouTube.
De acordo com a empresa, o novo modo utiliza uma versão específica do modelo Gemini 2.5. Também oferece capacidades multimodais, como entendimento de consultas via texto, voz ou imagem. A abordagem coloca o produto em linha com outras soluções de IA conversacional do mercado.
“Sabemos o quanto os brasileiros utilizam a inteligência artificial”, afirmou Bruno Pôssas, vice-presidente global de engenharia para busca, ao jornal Folha de S.Paulo. “Como gostam de experimentar novas tecnologias. Isso vai possibilitar um avanço muito grande no que a busca pode oferecer para as pessoas.”
O Google ressalta que o Modo IA é especialmente útil em tarefas mais detalhadas, como, por exemplo, comparar produtos, organizar viagens ou interpretar guias complexos.
Dados iniciais mostram que os usuários têm feito perguntas mais extensas na nova aba com IA do que no formato tradicional de busca. A empresa também demonstrou, durante o evento nos Estados Unidos em maio, a futura integração do Modo IA com aplicativos como Shopping e Mapas. A ferramenta também vai exibir anúncios de produtos e sugestões de rotas turísticas personalizadas.
Preocupações com impacto no tráfego e no ecossistema digital
Apesar do anúncio, a expansão de recursos de IA nos buscadores tem provocado preocupação em empresas que dependem do tráfego gerado pelos serviços.
Segundo reportagem do jornal norte-americano Wall Street Journal, alguns veículos de imprensa viram o tráfego orgânico cair 55% de abril de 2022 a abril de 2025. O Google declarou que prioriza links para veículos jornalísticos e que o resumo em IA não aparece necessariamente em buscas por notícias do dia.
O levantamento do centro de pesquisa Pew Research Center, publicado em julho deste ano, mostra que usuários que recebem um resumo gerado por IA no topo dos resultados do Google tendem a clicar menos em links para outros sites.
Resultados da pesquisa
Segundo o estudo, apenas 8% das visitas que exibiram resumo de IA resultaram em cliques em páginas tradicionais. Em contrapartida, o porcentual foi de 15% para buscas sem resumo. A companhia afirmou que apoiar a descoberta de conteúdo na internet é o foco central. Também disse que busca oferecer novas formas para os usuários acessarem informações relevantes.
Como parte das comemorações pelos 20 anos de atuação nacional, o Google anunciou a ampliação do escritório em Belo Horizonte, sede do primeiro centro de engenharia da empresa no Brasil. Haverá um novo andar projetado para acomodar mais 80 funcionários.
Leia mais: “Arya: a inteligência artificial sem censura”, artigo de Dagomir Marquezi publicado na Edição 267 da Revista Oeste
Ainda, um centro vinculado ao IPT Open, programa de inovação aberta do Instituto de Pesquisas Tecnológicas na Universidade de São Paulo, será inaugurado no primeiro semestre de 2026.
O post Google prepara chegada de buscador com IA ao Brasil apareceu primeiro em Revista Oeste.