Tem sensibilidade nos dentes? Esses robozinhos podem ajudar

A vida de quem tem dentes sensíveis não é fácil. Deixar de comer alguma coisa porque está sentindo dor é bastante frustrante. E, ao contrário do que muita gente pensa, não existe apenas sensibilidade de quente e frio, mas também de alimentos doces, ácidos e assim por diante.

Causas comuns para esse problema incluem retração da gengiva, desgaste do esmalte por escovação inadequada e até mesmo cáries e bruxismo. São inúmeros tratamentos, como cremes dentais específicos e restaurações no dente. Nenhum deles, porém, é 100% eficaz nem dura para sempre.

Leia mais

Esse segredo centenário pode manter os dentes saudáveis

Você escova os dentes do jeito certo? Veja o que diz a ciência

Mau hálito: um problema comum, mas que você pode prevenir

Pensando nisso, cientistas indianos desenvolveram uma nova técnica que promete revolucionar o tratamento para sensibilidade dentária. E ela envolve robôs minúsculos.

Já pensou se nanorrobôs fizessem todo o “trabalho sujo”? – Imagem: Rodrigo Mozelli [gerado com IA]/Olhar Digital

Conheça os CalBots

CalBots são nanopartículas magnéticas de óxido de ferro com 400 nanômetros de largura.

Isso é realmente pequeno: para você ter uma ideia um nanômetro equivale a um bilionésimo de metro, ou um milionésimo de milímetro.

Experimentos mostraram que, após os CalBots serem colocados na superfície dos dentes, eles conseguiram fechar permanentemente as áreas sensíveis, que costumam ter nervos expostos.

Uma pessoa que escova os dentes com muita força, por exemplo, costuma desgastar o esmalte e até mesmo a camada debaixo dele, que recebe o nome de dentina.

Essa erosão deixa terminações nervosas vulneráveis na boca das pessoas, causando até mesmo choque no contato com alimentos e bebidas.

No caso do tratamento com CalBot, a biocerâmica dos robôs forma um tampão nesses “buracos”.

Esse tampão biocompatível supostamente desempenha a mesma função do esmalte, impedindo a entrada das substâncias.

Os primeiros testes foram realizados em dentes humanos extraídos por motivos clínicos.

Após 20 minutos de exposição, a equipe descobriu que os CalBots formaram “tampões profundos e estáveis” nos túbulos expostos em todos os dentes.

O próximo passo foram testes em camundongos – e o tratamento fez com que os animais com sensibilidade dentária voltassem a beber água gelada.

Você pode ler o estudo na íntegra na revista Advanced Science.

A hipersensibilidade pode aparecer por causa de escovação inadequada, quando a pessoa coloca muita força na escova – Imagem: Jacob Wackerhausen/iStock

Próximos passos

Os estudos continuam no Instituto Indiano de Ciências, e incluem testes em pacientes humanos. Os pesquisadores já até criaram uma empresa para tentar comercializar a tecnologia.

Além de tratamento contra a hipersensibilidade, a Theranautilus promete resolver outros problemas, como cáries, fraturas dentárias e até infecção de implantes orais. Tudo isso utilizando nanorrobôs.

Vale destacar que a tecnologia ainda é muito recente e não está disponível em todos os lugares do mundo. Nanorrobótica, aliás, não é algo barato e, portanto, não deve ser acessível num curto espaço de tempo.

Até lá, a recomendação é que você procure sempre um profissional da área para qualquer tipo de tratamento dentário. E, se sentir dor ao comer, vá ao dentista. A vida fica muito melhor sem a hipersensibilidade.

A recomendação será sempre essa: busque ajuda profissional – Imagem: Jukov studio/Shutterstock

As informações são do New Atlas.

O post Tem sensibilidade nos dentes? Esses robozinhos podem ajudar apareceu primeiro em Olhar Digital.