O que parecia ficção científica se tornou rotina. Os carros elétricos deixaram de ser raridade e passaram a ocupar as ruas das grandes cidades brasileiras. O motor dessa transformação vem da China. O sucesso dos modelos chineses atraiu a atenção de gigantes tradicionais da indústria, como a Stellantis.
+ Conheça Curiosamente e descubra o que esconderam de você
Dona das marcas Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën, a montadora europeia firmou parceria com a chinesa Leapmotor para acelerar as vendas de veículos eletrificados no Brasil. As vendas estão previstas para começar em 2025, com dois modelos: C10 e B10. As primeiras unidades já desembarcaram no Porto de Santos.
A parceria começou fora do Brasil, por meio de um investimento da Stellantis em 2023. No ano seguinte, a dupla anunciou a expansão da Leapmotor no mercado internacional. E, claro, o mercado brasileiro está entre os prioritários.
Carros elétricos no Brasil
Antes da virada do milênio, houve uma tentativa de colocar veículos eletrificados no mercado brasileiro. Em meio à abundância de geração de eletricidade limpa, a Gurgel lançou o modelo Itaipu na década de 1980 — nome em homenagem à então maior hidrelétrica do mundo, a binacional construída por Brasil e Paraguai com as águas do Rio Paraná.
Uma publicação compartilhada por Felipe Vasconcelos Negraes (@felipeferaoficial)
A empreitada, porém, não vingou. Menos de 100 unidades foram para as ruas. Os carros elétricos começaram a rodar com alguma consistência nas ruas brasileiras apenas 30 anos depois, quando modelos como o Nissan Leaf chegaram ao mercado nacional. Os primeiros modelos desembarcaram em 2019, mas foram anos até chegar a mil unidades vendidas.
Em 2022, porém, os eletrificados começaram a ganhar espaço nas ruas do país. O grande impulso veio com a parceria firmada entre duas chinesas: a BYD, montadora, e a 99, plataforma para motoristas de aplicativo. A dupla colocou no mercado um veículo da marca exclusivo para ser alugado por quem atua na 99.
Daí por diante, os passageiros e condutores passaram a experimentar os carros elétricos da China no Brasil, e ainda pagando por isso. A fórmula deu tão certo que, entre modelos eletrificados e híbridos, a BYD já é a sétima montadora mais vendida no Brasil, ultrapassando Nissan, Peugeot, Citroën, Ford e outras.
O post Dona da Fiat se une à China para vender carros elétricos no Brasil apareceu primeiro em Revista Oeste.