O presidente Donald Trump afirmou que há compradores americanos interessados no TikTok e que pode conceder mais tempo para a ByteDance, controladora chinesa do aplicativo, vender seus ativos nos Estados Unidos.
A declaração foi feita para repórteres no Salão Oval, nesta sexta-feira (22), dias após a própria Casa Branca abrir uma conta na plataforma de vídeos curtos.
Trump se diz “fã” do TikTok
Trump minimizou as preocupações bipartidárias sobre riscos de segurança nacional ligados ao TikTok, dizendo acreditar que esses temores estão “superestimados” e declarando ser “fã do aplicativo”.
Ele acrescentou que conversará com o presidente chinês, Xi Jinping, “no momento certo”, mas que, por enquanto, continuará prorrogando os prazos.
A lei aprovada em 2024 determinava que o TikTok encerrasse operações no país até 19 de janeiro deste ano, caso a ByteDance não vendesse o controle da empresa.
Trump, no entanto, já estendeu o prazo para 17 de setembro e sinalizou novas prorrogações.
Leia mais:
O que sabemos sobre o novo aplicativo que pode substituir o TikTok nos EUA
É real ou IA? Plataformas estão “confundindo” vídeos
TikTok Shop é realmente confiável? Saiba tudo sobre o e-commerce da rede social
Possível interesse de compradores
Apesar de afirmar que “compradores substanciais” estão interessados na aquisição, o presidente não revelou nomes. A demora tem sido criticada por parlamentares, que acusam seu governo de desrespeitar a lei e ignorar riscos ligados ao controle chinês sobre os dados dos usuários americanos.
Em meio a essas polêmicas, um senador democrata chegou a propor uma solução que eliminaria a exigência de venda da plataforma. Leia mais aqui.
O post De novo? Trump diz que pode estender prazo de venda do TikTok mais uma vez apareceu primeiro em Olhar Digital.