Japão: as atrações de Awaji, a “ilha da cebola”

Pertinho de Kobe e Osaka, no Japão, a Ilha Awaji teria vários motivos para se tornar um nome conhecido ao redor do mundo. Curiosamente, foi graças a sua contribuição para a culinária do país que o local viralizou e passou a ser procurado por viajantes.

Mas não, aqui não estamos falando de peixe cru, ramen, missô ou outras iguarias que costumam vir primeiro à cabeça quando a conversa é sobre gastronomia japonesa. Awaji é famosa por um motivo menos óbvio: é a Ilha da Cebola.

Desde o fim do século 19, é dessa parte do mapa que o Japão obtém uma parte substancial desse alimento. E, quando vêm de Awaji, as cebolas não são iguais à maioria: embora a ilha não seja a maior produtora do alimento no país – um título que fica com Hokkaido, no norte – o bulbo que viceja por ali tem características únicas que justificam a fama acima da média.

Cebola “maturada” por dois meses se torna mais doce e é apreciada em receitas como o curry japonêsAsturio Cantabrio/Wikimedia Commons

Ocorre que elas são visualmente muito grandes e, além de renderem muito para diversas receitas, têm um sabor diferenciado: as cebolas de Awaji são renomadas pela doçura (para os padrões de uma cebola, é claro), o que garante uma experiência suave e agradável mesmo para quem prefere comê-las cruas.

Cebolas viraram atração turística

Conforme as cebolas foram sendo introduzidas na culinária japonesa, também cresceu a fama de Awaji em todo o arquipélago. Favorecidos pelos minerais do solo e pelo clima da ilha, os agricultores da região se esmeraram em desenvolver técnicas para garantir que as cebolas pudessem seguir viáveis ao longo do ano todo.

Continua após a publicidade

Os modos de produção surgidos na ilha, procurando assegurar cebolas nos 12 meses do ano, também permitiram o desenvolvimento de variedades com características diversas: a fresca e a “seca”, uma cebola maturada por cerca de dois meses para aumentar os açúcares naturais em sua composição – o que as torna opções ricas em sabor para receitas quentes, como o famoso karê (o “curry japonês”).

@ivor_xianz

So i went to the island of onions in Japan #makcikbawang #awajiisland

♬ original sound – Ivor trying so u dont hve to – Ivor trying so u dont hve to

Quem visita Awaji pode viver uma imersão no plantio das famosas cebolas locais: a fazenda da família Hamada oferece um tour – com colheita incluída – indicado pelo escritório de turismo local, ensinando os “segredos” dos agricultores da região. Disponível entre novembro e maio, essa visita especial normalmente é feita exclusivamente em japonês, mas é possível contatar os Hamada previamente para combinar um intérprete em inglês. Saiba mais.

Quando é tempo de safra, partes inteiras da ilha são tomadas pelo aroma da planta, e o que poderia parecer um inconveniente para o forasteiro é um motivo de orgulho para os locais, que abraçam a identidade e até ergueram uma escultura – chamada Ottamanegi – celebrando as cebolas.

Continua após a publicidade

Outras atrações

Indo além da agricultura, Awaji também pode encantar os visitantes por outros motivos. Já na chegada à ilha, um deles é passagem obrigatória para quem chega vindo do norte: a Akashi Kaikyo, inaugurada em 1998 para conectar Awaji a Kobe, foi por mais de duas décadas a maior ponte suspensa do mundo.

Ponte entre Awaji e Kobe foi a maior do seu gênero no mundo entre 1998 e 2022Chen Liu-Hu/Wikimedia Commons

Superada somente em 2022 por uma estrutura na Turquia, ela ainda está em segundo lugar, com quase 2 km inteiros (1.991 metros) atravessando o vão central sobre as águas entre o Mar Interior de Seto e a Baía de Osaka. Para comparar, a famosa Golden Gate Bridge de San Francisco, na Califórnia, que chegou a ser a dona desse título após sua construção em 1937, tem “apenas” 1.280 metros no vão.

No lado oposto da ilha, uma atração natural que pode ser vista de cima de outra ponte são os “redemoinhos Naruto”, que se formam no estreito entre a cidade homônima e Awaji. A ponte Onaruto conta com um mirante dedicado a observar o turbilhão das águas.

Continua após a publicidade

Outro local muito procurado por turistas é o parque Hello Kitty Smile, com experiências temáticas, lojas e restaurantes vinculados à famosa personagem. Também vale visitar o Awaji Island Dragon Quest, outro parque com atrações variadas e um mundo imersivo.

Zenbo Seinei, um refúgio zen em AwajiZenbo Seinei/Divulgação

Quem chega a Awaji em busca de uma experiência mais calma, longe dos parques, pode encontrar guarida no Zenbo Seinei, um refúgio em meio ao bosque para se dedicar ao zen e observar a paisagem natural que rodeia o espaço – um imponente deck de madeira com 100 metros de extensão – por todos os lados.

Leia tudo sobre o Japão

Newsletter

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossas newsletters em breve!

Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp

Compartilhe essa matéria via:

Resolva sua viagem aqui

Reserve hospedagem no Booking

Reserve seu voo

Reserve hospedagem no Airbnb

Ache um passeio na Civitatis

Alugue um carro

Publicidade