Misturar café e antibióticos pode ser uma má ideia, revela estudo

Os cientistas alertam para os perigos de tomar antibióticos em excesso. Essa prática pode acabar reduzindo a eficácia dos medicamentos, além de aumentar a resistência de algumas bactérias, criando as chamadas superbactérias.

Ao mesmo tempo, o consumo de algumas bebidas também pode impactar nos tratamentos. Uma xícara diária de café, por exemplo, pode reduzir os efeitos de certos antibióticos, de acordo com um novo estudo que analisa a reação da bactéria Escherichia coli à cafeína.

Tomar café pode ter efeito inesperado (Imagem: Africa Studio/Shutterstock)

Cafeína altera forma como bactéria absorve antibiótico

No trabalho, uma equipe internacional de pesquisadores analisou 94 substâncias diferentes.

O objetivo era entender como elas podem impactar a bactéria Escherichia coli.

Cerca de um terço das substâncias testadas foram capazes de interferir nos sistemas que controlam o que entra e sai das células bacterianas.

As mudanças mais relevantes foram identificadas na cafeína.

A presença dela fez com que a E. coli passasse a absorver um nível mais baixo de alguns antibióticos, incluindo ciprofloxacina.

As conclusões foram descritas em estudo publicado na revista PLOS Biology.

Leia mais

Cientificamente comprovado: Tomar café de manhã promove o bom humor!

Estudo: forma como o café é preparado faz diferença na sua saúde

Quase 90% dos hospitais brasileiros usam antibiótico em excesso

Pesquisadores analisaram como a E. coli reagia ao entrar em contato com diversas substâncias (Imagem: Saiful52/Shutterstock)

Bactéria E. coli foi analisada no estudo

Os cientistas já sabiam que bactérias como a E. coli usam essas respostas adaptativas para maximizar suas chances de sobrevivência em qualquer ambiente em que se encontrem. Como isso acontece, no entanto, ainda é um mistério.

O novo estudo revelou que uma proteína específica desempenhou um papel maior do que se pensava anteriormente no controle do que entra e sai das células bacterianas. Ela estava envolvida em cerca de um terço de todas as mudanças detectadas, incluindo aquelas desencadeadas pela cafeína.

Beber café reduz efeito dos antibióticos no corpo (Imagem: Fahroni/Shutterstock)

A conclusão dos pesquisadores, é que a substância desencadeia uma cadeia de eventos, culminando na redução da capacidade de absorção dos antibióticos. Isso significa que tomar café impacta diretamente nos tratamentos feitos com estes medicamentos.

A equipe destaca que a descoberta pode ajudar a melhorar a resposta do nosso organismo aos antibióticos. Apesar disso, novos estudos devem ser realizados para confirmar a teoria, além de entender melhor como esse processo ocorre dentro das células das bactérias.

O post Misturar café e antibióticos pode ser uma má ideia, revela estudo apareceu primeiro em Olhar Digital.