O ambiente online está repleto de ameaças contra a segurança de seu computador, como golpes, vírus e fraudes. Porém, com o avanço tecnológico, foram desenvolvidas diversas ferramentas para proporcionar maior proteção ao equipamento.
Mas será que elas são suficientes para tornar um computador totalmente imune a ataques cibernéticos e outras ameaças que possam prejudicar o usuário? Nas linhas a seguir você encontrará a resposta para essa questão.
PC blindado existe? Veja como aumentar a proteção da máquina contra golpes, vírus e fraudes
Não existe um PC blindado. Isso atualmente é impossível, mas é possível utilizar ferramentas e meios para elevar a proteção de seu computador mesmo sem ter um conhecimento avançado em configuração de programas ou em sistemas de segurança. Veja algumas dicas a seguir!
Atualize os programas
Mantenha todos os softwares atualizados em sua máquina. Caso o seu PC utilize Windows, é importante ativar as atualizações automáticas, tanto do sistema quanto de programas de terceiros, como navegadores e outros aplicativos. Mas, além disso, há outros cuidados que devem ser adotados.
Se o seu computador for um Mac, da Apple, abra o App Store, vá em “Atualizações” na barra lateral e, ao lado de cada app, clique em “Atualizar”. Você também pode atualizar todos por meio da opção “Atualizar tudo”.
Leia mais:
Como o Windows Sandbox permite abrir qualquer aplicativo sem riscos
Como ativar o novo recurso do Windows 10 para testar programas com segurança
Como remover malware no PC ou notebook em 4 passos
Utilize antivírus
O antivírus é um tipo de programa que serve para detectar, prevenir e retirar algum software malicioso que esteja em seu PC, o famoso malware. Dessa forma, ele atua protegendo o sistema contra vírus, adware, worms, spyware, trojans e outras ameaças. Um software malicioso, caso consiga invadir o seu PC, é capaz de gerar vários prejuízos, como roubar informações.
O antivírus faz o monitoramento de arquivos e outros programas de um equipamento em busca de vírus. O mesmo acontece durante as instalações, pois elas passam por uma verificação para que seja averiguado se há alguma ação suspeita. Se tiver, a instalação é interrompida.
Saiba também que existem ferramentas específicas para determinados tipos de ameaças. Entre elas estão os antispywares, que agem contra adwares e spywares, vírus que contaminam os navegadores com o objetivo de roubar dados bancários. Também é importante manter o programa atualizado.
Realize manutenções de segurança
Faça a troca de senhas de acesso de forma regular e também realize varreduras periódicas utilizando o seu antivírus. Isso vai fazer com que você garanta a integridade das informações e a segurança dos seus dados.
Não abra arquivos ou clique em banners desconhecidos
Além do uso de recursos da tecnologia, também é importante que você tenha cuidado ao utilizar o seu computador. Isso porque cibercriminosos muitas vezes utilizam falsas propagandas e links para levá-lo até uma página na qual você poderá cair em algum golpe ou instalar um vírus em seu PC – o famoso phishing.
Preste muita atenção aos sites que você acessa e, antes de prosseguir, tenha certeza de que eles são realmente confiáveis. Também não acesse sites que oferecem coisas ilícitas, pois normalmente eles contêm malwares. O mesmo vale na hora de fazer downloads, só baixe aquilo que for oficial de uma determinada marca.
Utilize o Windows Sandbox
Se você tiver um PC com o sistema operacional da Microsoft, o Windows 10 ou o Windows 11, nas versões Pro, Enterprise ou Education, utilizar o Windows Sandbox é uma excelente estratégia, pois ele oferece um ambiente virtual temporário que proporciona a execução de arquivos e aplicativos suspeitos de maneira segura. Assim que a sessão é fechada, as alterações são apagadas de forma automática.
Este recurso é ótimo para as pessoas que precisam abrir programas desconhecidos, configurações que possam representar risco ao sistema principal e arquivos duvidosos. Você quer baixar um software de uma fonte não oficial? Faça isso no Sandbox, pois o recurso irá verificá-lo e evitar que o seu computador seja afetado por um malware ou que ele sofra com algum tipo de alteração indesejada.
Sempre suspeite de e-mails de cobranças, pedidos de pix e promoções muito grandes
É normal que golpistas utilizem os meios digitais para tentar aplicar golpes e fraudes nas pessoas. Para isso, muitas vezes eles enviam cobranças sobre determinadas coisas via e-mail, como uma possível multa de trânsito, levando você a clicar no link e ser direcionado para uma página de pagamento, por exemplo.
Há também as promoções falsas que aparecem enquanto você navega pela internet ou que também podem ser enviadas para o seu e-mail, entre outros golpes. Sempre desconfie e cheque se a fonte é realmente oficial. Também tente se manter atualizado sobre os tipos de golpes que vêm sendo aplicados no meio digital.
O post É possível ter um computador totalmente imune a golpes, vírus e fraudes? apareceu primeiro em Olhar Digital.