A Apple ampliará o alcance de suas seis estações de rádio ao disponibilizá-las pela plataforma de rádio digital TuneIn, acessível em alto-falantes domésticos, como Echo, conectado à Alexa, e também em carros conectados. As informações exclusivas são do Wall Street Journal.
É a primeira vez que as rádios da empresa ficam disponíveis fora do aplicativo Apple Music, alcançando os 75 milhões de usuários mensais da TuneIn.
Concorrência acirrada com o Spotify
O movimento busca atrair novos clientes para o ecossistema da Apple, especialmente em um momento em que o Apple Music perde espaço para o Spotify.
Segundo a MIDiA Research, a fatia da Apple caiu de 30% para 25% nos EUA entre 2020 e 2023, enquanto o Spotify subiu de 31% para 37%.
Globalmente, a participação da Apple recuou de 16% para 12% no mesmo período.
Leia mais:
Quais as principais diferenças entre o Spotify e o Apple Music?
Apple TV e Apple Music ganham aplicativo para Windows
5 dicas para melhorar sua experiência no YouTube Music
Estratégia da Apple
Diferente de rivais, o Apple Music não oferece versão gratuita com anúncios, dependendo de testes gratuitos e da curadoria humana em suas rádios para conquistar ouvintes. Já o Spotify aposta em algoritmos e no modelo gratuito para converter usuários em pagantes.
A parceria, fechada no fim de 2023, foi destacada pelo CEO da TuneIn, Richard Stern, que elogiou a qualidade das rádios da Apple, livres de comerciais. O aplicativo da TuneIn terá links que redirecionam para o Apple Music, onde a empresa espera transformar ouvintes ocasionais em assinantes pagantes.
O post Estações de rádio do Apple Music chegarão à Alexa – e de graça apareceu primeiro em Olhar Digital.