Buenos Aires é, provavelmente, a capital sul-americana com mais influência direta da imigração italiana. Seja em traços de fala como o lunfardo, dialeto platino formado pela combinação de expressões locais com aquelas trazidas pelos estrangeiros, seja na gastronomia com grande herança das receitas vindas da “Bota”, é fácil encontrar releituras locais de elementos com raízes na Itália.
E, se é em pizza que pensamos em terras porteñas, a capital da Argentina também tem uma criação própria que mescla referências de diferentes regiões da Península Itálica: é a fugazzeta, uma receita com muito queijo e cebola que combina traços da tradicional pizza napolitana e ingredientes associados à focaccia, de quem pega o nome por uma corruptela.
Hoje, a fugazzeta se espalhou por todo o país, mas quem deseja conhecer as origens dessa iguaria ítalo-argentina não pode ficar sem provar a versão consagrada em sua terra natal. Conheça mais sobre a história da receita.
Origem da Fugazzeta
Não se sabe exatamente quando a fugazzeta foi inventada, mas quanto ao local de nascimento não há dúvidas: a primeira vez que ela foi apresentada ao público argentino foi na Banchero, uma pizzaria que existe desde 1932 no tradicional bairro de La Boca. Consta que já na inauguração, há mais de nove décadas, o prato se fazia presente.
Foto da Banchero nos anos 1940: o letreiro em neon já indicava a pizzaria como a casa da “fugazza con queso”Archivo General de la Nación/Reprodução
Criação do fundador Juan Banchero, um filho de genoveses, a fugazzeta originalmente era chamada de “fugazza con queso”, e o nome se mantém dessa forma no cardápio do restaurante. Embora outros locais tenham pequenas variações, a receita legítima é um pouco diferente de uma pizza tradicional, e é feita em camadas: uma massa de pizza por baixo, queijo no meio, outra massa de pizza “ensanduichando” o queijo, e cebola por cima.
Daí, também, é possível pegar a referência à focaccia. Quem gosta de simplificar a explicação, diz que a fugazzeta é como uma pizza de queijo coberta por uma focaccia de cebolas, embora a massa utilizada nas diferentes camadas seja a de pizza.
Uma publicação compartilhada por Pizzeria La Mezzetta (@pizzerialamezzetta)
Onde encontrar uma boa fugazzeta em Buenos Aires
O local por excelência da fugazzeta é a própria Pizzería Banchero, que desde 1932 segue produzindo a receita original em seus fornos. Para ter a experiência mais legítima, a recomendação é ir no restaurante localizado em La Boca, onde tudo começou: fica na esquina das avenidas Suárez e Almirante Brown, a quatro quadras do estádio de La Bombonera e a cinco do Caminito, dois dos pontos turísticos mais visitados do bairro.
Mas pode ser difícil conseguir mesas no lugar mais famoso. A Banchero também tem filiais em outras partes de Buenos Aires, e mais informações podem ser encontradas no perfil oficial. Uma bem central fica na Avenida Corrientes, 1300, a duas quadras do Obelisco.
Embora seja o lugar de origem da fugazzeta, a Banchero está longe de ser a única pizzaria especializada na receita, que hoje é copiada em toda a Argentina. Tem até quem diga que outras casas da capital já superaram a original em termos de qualidade e sabor.
Quer testar por conta própria? Vale provar as opções servidas na Güerrín (Av. Corrientes, 1368, do ladinho da Banchero que fica na mesma região), pela El Cuartito (rua Talcahuano, 937) e pela La Mezzetta (Av. Álvarez Thomas, 1321), pizzaria que já foi eleita a melhor do país e chegou a estrelar um episódio de Street Food: América Latina, na Netflix.
Uma publicação compartilhada por El Cuartito “La Buena Pizza” (@cuartito_paginaoficial)
Inscreva-se aqui
para receber a nossa newsletter
Cadastro efetuado com sucesso!
Você receberá nossas newsletters em breve!
Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp
Resolva sua viagem aqui
Reserve hospedagem no Booking
Reserve seu voo
Reserve hospedagem no Airbnb
Ache um passeio na Civitatis
Alugue um carro