Embraer entrega primeiros Super Tucano para Portugal

A Embraer realizou o voo de translado das três primeiras aeronaves A-29N Super Tucano para a sua subsidiária OGMA, na região de Lisboa. Os aviões foram entregues nesta semana a Portugal. Na Europa, receberão equipamentos necessários para operar dentro dos padrões da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e da Força Aérea Portuguesa (FAP). 

Conforme o contrato, cada aeronave custa cerca de R$ 100 milhões, incluindo simuladores e suporte logístico. Portugal adquiriu um total de 12 aeronaves desse modelo. A entrega de todos veículos deve ocorrer até o final de 2027. O governo português espera um retorno financeiro de aproximadamente R$450 milhões por meio de investimentos em empresas nacionais que deverão realizar as adaptações. 

Embraer destaca rapidez na entrega de aviões

“A aquisição dos A-29N Super Tucano reforça a confiança da FAP nos produtos da Embraer. Temos certeza de que estas aeronaves vão contribuir ainda mais para a modernização da frota portuguesa e para uma cooperação mais ampla com a indústria local”, afirmou Bosco da Costa Junior, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.

As entregas ocorrem oito meses depois da assinatura do contrato entre Portugal e a fabricante brasileira. A Embraer destaca o prazo como exemplo de flexibilidade e foco no cliente. Um dos problemas atuais da indústria aeronáutica é a lentidão na produção e entrega de aviões em razão principalmente da existência de gargalos na cadeia fornecedora.  

O Super Tucano acumula mais de 600 mil horas de voo. Mais de 20 forças aéreas já o selecionaram para a sua frota. Especialistas destacam a versatilidade do aparelho, que pode atender treinamento avançado de pilotos, patrulha aérea, reconhecimento, vigilância de fronteiras, bem como missões de ataque leve.

Leia também: “Portugal confirma pedido e Embraer avança com cargueiro na Europa”

Desenvolvido para operar em condições adversas, o A-29 é equipado principalmente com sistemas de armas, comunicações e aviônicos de última geração. Sua estrutura permite pousos e decolagens em pistas não pavimentadas, com baixo custo de manutenção e alta confiabilidade operacional.

O envio das aeronaves para Portugal ocorre em um momento de expansão da Embraer no mercado internacional de defesa. Nos últimos anos, a empresa fechou contratos para fornecer o Super Tucano a países como Nigéria, Filipinas e Maurício, além de avançar em negociações com nações da Europa e da Ásia interessadas em plataformas de ataque leve e treinamento avançado.

+ Leia mais notícias de Economia na Oeste

O post Embraer entrega primeiros Super Tucano para Portugal apareceu primeiro em Revista Oeste.