Natureza é benéfica para a gravidez e o desenvolvimento de crianças, diz estudo

Diversos estudos já concluíram que o contato com a natureza pode ser bastante benéfico para a nossa saúde. Agora, um novo trabalho aponta que viver perto de áreas verdes também é positivo para a gravidez e o desenvolvimento cognitivo das crianças.

Durante o trabalho, foram avaliados dados de mais de 1,8 milhão de duplas de mães e filhos, entre os anos de 2001 e 2014. Essas informações fazem parte dos registros do Medicaid, sistema de saúde dos Estados Unidos.

Estar perto da natureza faz bem à saúde de forma geral (Imagem: Konstanttin/ShutterstocK)

Morar nas grandes cidades pode ser ruim para as crianças

Os pesquisadores analisaram diversas informações sobre o desenvolvimento das crianças.

Entre elas, transtornos do espectro autista, TDAH (transtorno do déficit de atenção com hiperatividade), problemas de aprendizagem e de coordenação motora, atrasos no desenvolvimento e problemas comportamentais.

Estes dados foram cruzados com o local em que a mãe morava antes, durante e após a gestação, a partir de imagens de satélite.

A conclusão foi que, quanto maior a exposição a áreas verdes, menor é o risco de problemas no desenvolvimento infantil.

A equipe ainda destacou que as maiores incidências de comprometimento intelectual e dificuldades de aprendizagem foram registradas em crianças que vivem em áreas urbanas.

As descobertas foram descritas em estudo publicado na revista Environmental International.

Leia mais

Nossa conexão com a natureza diminuiu 200% em 200 anos. O que mudou?

Morar perto da praia pode aumentar expectativa de vida, diz estudo

Ter plantas em casa pode melhorar a sua saúde, diz estudo

Grandes cidades podem potencializar riscos de comprometimento intelectual e dificuldades de aprendizagem durante a infância (Imagem: Thiago Domingues Vieira/Shutterstock)

Efeitos positivos no desenvolvimento do cérebro

De acordo com os pesquisadores, a infância é um período de alta plasticidade cerebral. Por conta disso, os benefícios do contato direto com a natureza, algo que já é importante para a saúde de forma geral, são amplificados nesta fase da vida.

Ao explorar estes ambientes naturais, as crianças acabam sendo expostas a diversos estímulos. Os terrenos irregulares, por exemplo, ajudam no desenvolvimento de um melhor equilíbrio, além de ganhos na amplitude de movimentos.

Benefícios são observados ainda no útero da mãe (Imagem: vetre/Shutterstock)

Outros pontos destacados pela equipe são as temperaturas mais amenas e o ar menos poluído encontrados em áreas verdes. Todas estas características acabam tendo grande impacto sobre as células reprodutivas, efeitos positivos no desenvolvimento do cérebro ainda no útero, além de menos estresse e depressão.

O post Natureza é benéfica para a gravidez e o desenvolvimento de crianças, diz estudo apareceu primeiro em Olhar Digital.