A Microsoft é uma parceira importante da OpenAI, dona do ChatGPT. Então, você pode perguntar: por que está se interessando nos modelos de inteligência artificial (IA) da Anthropic? E, apesar da exclusividade que o Azure tinha como provedor de nuvem da OpenAI ter terminado no começo do ano, a Microsoft ainda tem o “direito de preferência” em futuros acordos.
Na verdade, como destaca matéria no Neowin, a parceria entre elas passa por altos e baixos e, agora, a Microsoft parece estar buscando uma opção para reduzir sua dependência dos modelos de IA da OpenAI.
Microsoft pensa em usar modelos da Anthropic
Agora, segundo o TechCrunch, a Microsoft começará a usar modelos de IA da rival da OpenAI para potencializar os recursos de inteligência artificial de seus produtos mais conhecidos, como o Word, Excel, Outlook e PowerPoint.
A matéria no TechCrunch, que cita o The Information, explica que a big tech não pretende abandonar totalmente os modelos da OpenAI, mas “diversificar suas parcerias de IA”. Isso reflete um momento em que o relacionamento com a dona do ChatGPT está passado por um momento de atrito com o lançamento de um potencial concorrente do LinkedIn.
Leia mais:
Abu Dhabi lança IA de baixo custo para rivalizar com OpenAI
IA pode fornecer respostas perigosas – e cientistas tentam mudar isso
IA pode deixar a internet mais “burra”? Estudos apontam risco de perda de conhecimento
Segundo o The Information, “a mudança não é uma tática de negociação” com a OpenAI. Os líderes da Microsoft acreditam que os modelos mais recentes da Anthropic – especificamente o Claude Sonnet 4 – tem um desempenho melhor do que os da OpenAI em certas funções, como criação de apresentações em PowerPoint.
A OpenAI continuará sendo nossa parceira em modelos de ponta e permanecemos comprometidos com nossa parceria de longo prazo.
Porta-voz da Microsoft em nota ao The Information
Microsoft busca autossuficiência em modelos de IA
A Microsoft sempre buscou diversificar suas parcerias e isso não é diferente no campo da inteligência artificial. Embora os modelos da OpenAI sejam, atualmente, o padrão, a empresa também oferece outras opções e desenvolve iniciativas internas.
Estratégia da Microsoft com modelos de IA:
Microsoft planeja usar modelos de IA da Anthropic em Word, Excel, Outlook e PowerPoint;
Objetivo: diversificar parcerias de IA e reduzir dependência da OpenAI;
A empresa não pretende abandonar totalmente os modelos da OpenAI;
Microsoft já oferece outras opções: GitHub Copilot, Grok (da xAI) e Claude;
Modelos internos recentes: MAI-Voice-1 e MAI-1-Preview.
A OpenAI também busca se tornar mais independente. Seu laboratório de IA desenvolve novos projetos de infraestrutura e, recentemente, firmou parceria com o Google Cloud. Com isso, a OpenAI passa a ter acesso a Tensor Processing Units (TPUs) especializadas, extremamente importantes em um momento em que o poder computacional dos modelos de IA exige cada vez mais performance.
O post Novos modelos de IA da Anthropic entram no radar da Microsoft apareceu primeiro em Olhar Digital.