Saiba quais são os 5 hospitais do SUS na lista dos melhores do mundo

Cinco hospitais públicos brasileiros figuram entre os melhores do mundo, segundo ranking publicado pela revista norte-americana NewsWeek. Ao todo, 22 unidades de saúde do Brasil estão na lista, sendo 17 particulares.

O ranking World’s Best Specialized Hospitals 2026 avalia as atividades de hospitais públicos e privados de todo o mundo. No Brasil, todos os hospitais públicos são do estado de São Paulo, com destaque para duas unidades universitárias: o Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP) e o Hospital das Clínicas da Unicamp de Campinas.

Entre os particulares, aparecem instituições de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba (PR), Porto Alegre (RS) e Belo Horizonte (MG).

“Esses hospitais demonstram o melhor atendimento especializado, estabelecendo o padrão de excelência global”, exalta a Newsweek em nota.

Leia também

São Paulo

SP tem 4 hospitais públicos entre os melhores do mundo, mostra ranking

São Paulo

Einstein assume gestão de 3 hospitais estaduais de SP. Veja quais

Conteúdo especial

Goiás implanta projeto pioneiro para reduzir filas nos hospitais

São Paulo

Superfungo pode causar surto fora dos hospitais? Especialista responde

Quais são os cinco hospitais do SUS

Hospital das Clínicas da Unicamp de Campinas, em Campinas (SP);
Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP), em São Paulo;
Hospital São Paulo (Unifesp), em São Paulo;
Instituto do Coração (InCor), em São Paulo;
Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, em São Paulo.

 

Um das unidades de saúde no ranking é o Hospital das Clínicas da Unicamp de Campinas

Para a classificação, a Newsweek e Statista, empresa que reúne dados globais sobre saúde, avaliaram as atividades e serviços de hospitais públicos e privados em 12 áreas, como cardiologia, oncologia, endocrinologia, gastroenterologia, pneumologia, ortopedia, pediatria, urologia, neurocirurgia, cirurgia cardíaca, ginecologia e obstetrícia.

Baseada em uma pesquisa online, a lista conta com recomendações de médicos, além de dados de acreditação e certificações. Também foi usada a Pesquisa de Implementação de PROMs da Statista, que avalia a experiência e satisfação dos pacientes após os atendimentos.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!