Após quase 10 anos, o recorde de girassol mais alto do mundo foi quebrado. Uma planta gigante, de 10,9 metros de altura de sua base até a ponta da flor, alcançou a façanha. Batizado de Clover, o girassol foi cultivado pelo paisagista ucraniano Alex Babich no quintal de sua casa, em Indiana, nos Estados Unidos.
Leia também
Só na ficção! Entenda por que não existem plantas carnívoras gigantes
Ter estas plantas em casa pode ser um “convite” para escorpiões; veja
Saiba quais animais e plantas ajudam a purificar ambientes poluídos
Música pode afetar o crescimento das plantas? Entenda a polêmica
O título foi concedido ao girassol em 3 de setembro, depois de uma avaliação criteriosa realizada por representantes do Guinness World Records (o Livro dos Recordes).
Segundo a nota divulgada pelo Guinness, o tamanho da planta é comparável a uma casa de três andares, além de ultrapassar quase o dobro da altura da estátua de Abraham Lincoln, que tem cerca de 5,8 metros.
Anteriormente, desde 2014, o recorde pertencia a um exemplar de girassol cultivado na Alemanha com 9,17 metros.
Em 2024, o girassol já estava bem grande
Babich precisou construiu uma estrutura para suportar o crescimento da planta. Além disso, ele utilizou uma combinação de sementes de espécimes mais altas para melhorar a linha genética de Clover. Todo o processo durou sete anos.
Depois de tanto esforço para cultivar o girassol, o ucraniano afirma que irá descansar. “Minha esposa disse que rezaria para eu quebrar o recorde e depois tirar um ano de folga do cultivo competitivo. Dei a minha palavra que, se acontecesse, iríamos descansar e a prece dela foi atendida”, revela Babich, em nota divulgada pelo Guinness.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!