Brasil tem 2º maior juro real do mundo

O Brasil permanece entre os países com maiores taxas de juros reais do planeta — fica atrás apenas da Turquia. Os números foram divulgados neste mês pelas empresas MoneYou e Lev Intelligence. Mesmo com leve recuo, a taxa real brasileira chegou a mais de 9% em setembro.

+ Leia mais notícias de Economia em Oeste

O resultado ocorre depois de o Comitê de Política Monetária manter a Selic em 15% ao ano nesta quarta-feira, 17. Os juros reais apresentaram pequena queda em relação a julho, quando eram de quase 10%.

Comparativo internacional e contexto histórico

No ranking global, a Turquia lidera com juros reais estimados em mais de 12%. O estudo analisou os 40 mercados de renda fixa mais importantes das últimas duas décadas. O Brasil continua com a Selic no maior nível desde 2006.

O Banco Central já havia sinalizado que manteria um “patamar significativamente contracionista por período bastante prolongado”, conforme explicou nas últimas decisões. O resultado está alinhado às previsões do Boletim Focus, divulgado semanalmente pela autarquia.

Resultados da economia do Brasil

A economia brasileira retraiu 0,6% em julho, na comparação com junho. De acordo com o Monitor do PIB-FGV, o resultado é de quedas em diversos componentes do Produto Interno Bruto. 

De julho de 2024 a julho de 2025, a economia cresceu 1,7%. No primeiro trimestre deste ano, o crescimento foi de 2,2%. A taxa acumulada em 12 meses até julho foi de quase 3%.

O post Brasil tem 2º maior juro real do mundo apareceu primeiro em Revista Oeste.