Nesta quarta-feira (17), a Meta realizou seu evento anual Connect. Na edição 2025, foram apresentados os novos óculos de realidade virtual (VR, na sigla em inglês) e ferramentas de inteligência artificial (IA).
A seguir, confira tudo o que Mark Zuckerberg, cofundador e CEO da big tech, anunciou no evento.
Meta Connect 2025: Dois novos óculos virtuais de uma vez
Oakley Meta Vanguard
Um dos óculos apresentados por Zuckerberg foi o Oakley Neta Vanguard, voltado para corredores, ciclistas e outros atletas.
Ele possui uma lente central, ao invés de duas (uma em cada ponta dos óculos). O dispositivo capta vídeos em 3K e carrega uma câmera de 12 MP com lentes de anglo ampliado e 122º.
O Vanguard também possui um botão programável, configurável pelo app da Meta. Todos os botões do aparelho estão localizados na parte inferior, de modo a permitir que seu usuário use um capacete de forma confortável mesmo usando os óculos.
Ele tem mais de nove horas de bateria com uma só carga, ou seis horas tocando músicas continuamente. A case que o acompanha ainda fornece 36 horas adicionais de bateria. Por meio dela, segundo a Meta, o usuário consegue carregar 50% em 20 minutos.
Zuckerberg afirmou que os alto-falantes que os acompanham são os mais potentes já desenvolvidos pela Meta. Ainda, há cinco microfones interligados que reduzem o barulho do vento durante chamadas, mensagens ou ao utilizar o Meta AI.
Os óculos são dotados de proteção IP67 para poeira e são resistentes à água, podendo ser utilizados em atividades intensas. É a maior proteção dada a um óculos inteligente da empresa, segundo a Meta.
É possível integrá-los a smartwatches da Garmin, com o usuário perguntando aos óculos por estatísticas, como batimentos cardíacos e mais. As métricas também são compatíveis com o Strava.
São quatro as lentes disponíveis e eles estarão disponíveis no Brasil e em outros países em 21 de outubro. O preço será de US$ 499 (R$ 2.650, na conversão direta) e o dispositivo já está disponível para compra.
Ray-Ban Meta Display
Uma das grandes atrações da noite foi o Ray-Ban Meta Display, óculos de VR que chega com grande destaque: um pequeno display digital na lente direita que vai ser usado para funções básicas, como notificações.
O novo dispositivo é controlado por uma pulseira inteligente equipada com eletromiografia de superfície (sEMG, na sigla em inglês). Isso permite que a pulseira interprete os sinais elétricos e movimentos das mãos do usuário.
Funciona assim:
Sinais elétricos dos músculos do antebraço (criados pelos neurônios localizados na medula espinhal e conectados a fibras musculares) são captados pelo sensor;
Então, o sEMG entende quais gestos o usuário pretende realizar, tais como toque, deslize, pinça e, até, reconhece a caligrafia de alguém;
A Reality Labs — empresa de VR da Meta — vai entrar em ação, trazendo mais bots com IA com suporte a mais idiomas para interação com o usuário no ambiente virtual.
Matéria em atualização
O post Meta Connect 2025: Zuckerberg anuncia novos óculos de VR e mais apareceu primeiro em Olhar Digital.