Alimentados pelo Sol: como a energia solar está transformando os carros elétricos

Já imaginou um carro que carrega sozinho com a luz do Sol? A startup americana Aptera Motors está prestes a lançar um veículo elétrico que pode percorrer até 64 quilômetros por dia usando apenas energia solar.

Isso é possível graças ao uso de painéis flexíveis que cobrem o capô, teto e carroceria. Além de ecológico, o carro ainda promete alta eficiência e autonomia de até 640 quilômetros entre cargas, mesmo rodando com duas pessoas a bordo.

Mas ela não é a única, destaca matéria do The Wall Street Journal.

Caminhonete da Telo Trucks movida a energia solar com painéis solares da Aptera. Crédito: Divulgação/Telo Trucks

Resistência ao ar livre

A grande dúvida é: os painéis conseguem resistir a chuva forte, granizo ou pedras que podem quebrar um para-brisa? Para Reed Thurber, chefe de engenharia da Aptera, a resposta é: sim. A empresa desenvolveu uma película de vidro resistente para proteger os painéis solares.

Com um design que lembra o de uma nave espacial, o veículo de três rodas da Aptera tem painéis solares que cobrem totalmente o capô, o teto e a carroceria, garantindo proteção contra impactos de vindos de cima e nas laterais.

Leia mais:

China lidera avanço da energia solar no mundo com recorde de capacidade instalada

Panasonic desenvolve bateria que pode aumentar autonomia de carros da Tesla

Venda de carros elétricos no Brasil deve bater recorde em 2025

Levamos nossos testes de impacto de granizo a velocidades ainda maiores que as recomendadas em muitas normas e procedimentos de testes.

Para Reed Thurber, chefe de engenharia solar da Aptera, ao WSJ.

Thurber compara o vidro tratado utilizado pela empresa ao Gorilla Glass de smartphones, permitindo que funcionem mesmo em caso de rachaduras.

A Aptera também produz painéis solares customizados para outras empresas, como a Polydrops e Telo Trucks. Crédito: Divulgação/Aptera

Outras marcas também investem em veículos movidos à energia solar

Além da Aptera, outras marcas investem em veículos movidos a energia solar, como:

Telo Trucks – Fabrica minicaminhonetes elétricas com opção de painéis solares que adicionam até 48 km de autonomia diária.

Polydrops – Utiliza painéis solares da Aptera em trailers de camping totalmente elétricos.

DartSolar – Desenvolve sistemas solares para adicionar energia a veículos elétricos já existentes, incluindo Tesla Model 3.

A Aptera também trabalha com outras empresas que fabricam veículos movidos à energia solar, como a Telo Trucks, que oferece uma minicaminhonete elétrica de 500 cavalos de potência com previsão de entrega para 2026, e a Polydrops, que já envia trailers elétricos com painéis solares da Aptera para alguns clientes.

Além delas, a DartSolar também investe em modelos com energia solar, mas vende painéis para carros elétricos já existentes, montando seu kit sobre o rack de teto, adicionando até 32 quilômetros de autonomia apenas com a energia do Sol.

Qual o segredo para esses veículos se tornarem um sucesso?

Apesar da proposta interessante, a tecnologia deve demorar a chegar às grandes montadoras, devido à baixa demanda. Na imagem, o Chevrolet Equinox. (Crédito: Divulgação/Chevrolet)

Segundo o WSJ, a chave para o sucesso do veículo não está nos painéis solares, mas nas inovações que tornaram os veículos elétricos mais eficientes, além da tecnologia que leva a energia solar para as baterias. Hoje, baterias, motores e painéis estão mais eficientes e acessíveis, garantindo mais autonomia sem precisar recarregar em tomadas externas.

No entanto, não é possível afirmar que a tecnologia chegará às grandes montadoras, já que, até agora, ainda não há uma demanda para sustentar a lucratividade desse mercado em larga escala.

O post Alimentados pelo Sol: como a energia solar está transformando os carros elétricos apareceu primeiro em Olhar Digital.