Chá de romã é anti-inflamatório e fortalece imunidade. Saiba preparar

Além de linda e saborosa, a romã é uma fruta conhecida por seus benefícios à saúde, especialmente no preparo de chás funcionais voltados ao fortalecimento do sistema imune.

A maioria das propriedades benéficas observadas vem de compostos presentes na casca da fruta, entre eles polifenóis, flavonoides e taninos. Essas substâncias têm ação antioxidante e atuam reduzindo os processos inflamatórios do organismo.

Leia também

Saúde

Chá anti-inflamatório diminui o inchaço no corpo e melhora a digestão

Vida & Estilo

Chá de folhas de nespereira: veja como fazer infusão anti-inflamatória

Vida & Estilo

Chá anti-inflamatório diminui náuseas e pode auxiliar no emagrecimento

Vida & Estilo

Descubra chá anti-inflamatório que ajuda a fortalecer a saúde dos rins

“Elas exibem ainda propriedades antioxidantes, semelhantes às das vitaminas C e E, que ajudam a inibir a ação de radicais livres, protegendo o organismo”, afirma a nutricionista Thamires Lima.

O potencial terapêutico da fruta pode ter ação prática na saúde a partir do consumo in natura, em saladas, sucos ou chá. “O chá da casca é um aliado no tratamento de dores de garganta, pois possui ação antibacteriana e antifúngica”, ensina a nutricionista.

Principais benefícios do chá de romã:

Ação antioxidante.
Propriedades anti-inflamatórias.
Potencial antiviral e antimicrobiano.
Efeito imunomodulador.
Alívio de dores na garganta.
Melhora a saúde digestiva.
Auxílio na prevenção de doenças crônicas.

Como preparar o chá de romã?

Segundo a nutricionista Vanessa Costa, de São Paulo, a melhor forma de obter os benefícios é fazendo o chá da casca. “A decocção, que é a fervura da casca por cerca de 5 a 10 minutos, é a mais indicada para extrair os compostos bioativos. O ideal é usar a casca seca ou fresca”, aconselha.

Para preparar o chá, recomenda-se ferver 1 xícara de água e adicionar 10 gramas de casca, cerca de 1 colher de chá. O fogo deve ser desligado; a panela, tampada; e a infusão, deixada por 10 a 15 minutos. O consumo indicado é de 2 a 3 xícaras ao dia.

Os nutricionistas reforçam, porém, que é preciso moderação na adoção do chá de romã. A bebida não substitui tratamentos médicos e, quando consumido em excesso, o chá pode causar desconfortos como náusea e dor abdominal.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!