Um temporal intenso causou a paralisação por tempo indeterminado das atividades na fábrica de motores da Toyota em Porto Feliz, interior de São Paulo, depois que ventos fortes e chuvas severas atingiram a região na segunda-feira 22. A montadora confirmou nesta terça-feira, 23, que avalia os danos e que a produção está suspensa sem previsão de retorno. Além disso, avisou que o problema vai provocar o adiamento do lançamento do modelo Yaris Cross no país.
+ Leia mais notícias de Economia em Oeste
De acordo com a Toyota, o vendaval provocou prejuízos graves na estrutura da unidade, que fabrica motores para os principais carros nacionais da marca. A empresa destacou, em nota, que está monitorando a situação. A companhia também avisou que está oferecendo suporte aos funcionários e parceiros afetados pelo incidente climático.
Com a fábrica responsável pelo motor 2.0 flex, que equipa o Corolla sedã e o SUV Corolla Cross, fora de operação, cresce a expectativa de impactos na produção desses veículos em Sorocaba (SP). A Toyota, no entanto, ainda não deu detalhes das possíveis consequências para essa unidade.
Estive na Toyota muitas vezes como ministro e senador e hoje meu coração está com cada trabalhador, em Porto Feliz, interior de São Paulo. Conheço de perto o valor dessa empresa e dos seus funcionários para o Brasil.
O mais importante é que os feridos estão recebendo cuidados, e… pic.twitter.com/7hgtzWOEMt
— Astronauta Marcos Pontes (@astropontes) September 23, 2025
Toyota adia lançamento do Yaris Cross
A unidade de Porto Feliz também receberia a produção do novo conjunto híbrido 1.5 flex destinado ao Yaris Cross. O modelo SUV que tinha lançamento previsto para o fim de outubro. Diante dos problemas provocados pelas fortes chuvas, a montadora confirmou o adiamento da estreia do modelo. A nova data da chegada do carro ao mercado será divulgada posteriormente pela companhia.
“A Toyota agradece todas as manifestações de apoio recebidas de governos, autoridades, associações, sindicatos, outras fabricantes, fornecedores, distribuidores, rede de concessionários, parceiros, funcionários e da sociedade em geral neste momento desafiador”, afirmou a montadora, no comunicado divulgado à imprensa.
Leia também: “Carro elétrico: uma aposta duvidosa”, reportagem de Carlo Cauti publicada na Edição 183 da Revista Oeste
O post Temporal em SP provoca adiamento de lançamento da Toyota apareceu primeiro em Revista Oeste.