Um novo relatório do Morgan Stanley estima que cerca de US$ 3 trilhões serão investidos globalmente em data centers voltados para inteligência artificial até 2029 — valor equivalente ao PIB da França em 2024.
Metade será destinada à construção, e a outra metade, ao hardware de ponta, incluindo gabinetes de chips da Nvidia que custam cerca de US$ 4 milhões cada.
Uma análise da BBC busca explicar a razão de projetos de data centers movimentarem cifras tão massivas e até onde esses gastos podem chegar.
A “nova era” dos data centers
Diferentes dos data centers tradicionais, os voltados para IA são extremamente densos e energívoros.
A proximidade entre chips reduz atrasos microscópicos no processamento, o que é crucial para treinar Modelos de Linguagem Grande (LLMs).
Essa alta densidade, no entanto, gera picos de consumo de energia equivalentes a milhares de casas ligando e desligando aparelhos ao mesmo tempo.
Leia mais
Cientistas criam método para transformar calor de data centers em eletricidade
Meta fecha acordo bilionário para erguer um dos maiores data centers do mundo
Indígenas tentam barrar construção de data center do TikTok no Brasil
“Uma carga de trabalho singular nessa escala é inédita — é um desafio de engenharia tão extremo quanto o programa Apollo”, disse Daniel Bizo, do The Uptime Institute.
Para lidar com a demanda crescente, empresas como Microsoft, Google e AWS estão investindo em energia limpa, nuclear e até em turbinas a gás para garantir fornecimento estável.
No entanto, o consumo de água para resfriamento e o impacto ambiental já geram resistência em comunidades locais, como na Virgínia (EUA) e em Lincolnshire (Reino Unido).
Bolha ou futuro inevitável?
Especialistas divergem sobre a sustentabilidade dessa “corrida do ouro” da IA. Para Zahl Limbuwala, da DTCP, “o investimento precisa gerar retorno, ou o mercado se corrigirá”. Ainda assim, ele acredita que a IA justifica o tamanho do esforço:
“A IA terá mais impacto do que tecnologias anteriores, incluindo a internet. É possível que precisemos de todos esses gigawatts.” Apesar do entusiasmo, analistas alertam que o boom de gastos não pode se manter indefinidamente.
O post Projetos de data center custam cada vez mais; entenda a razão apareceu primeiro em Olhar Digital.