É comum que tutores queiram saber qual a idade humana dos seus animais de estimação. A principal foram de fazer esse cálculo era multiplicar a idade do pet por 7. No entanto, um estudo revelou que esse método não é tão eficaz.
Os pesquisadores apresentaram, então, uma nova forma de fazer este cálculo. Esta nova metodologia leva em conta diferenças biológicas entre espécies e até mesmo entre raças de cachorros e gatos, chegando a um resultado mais confiável.
Cálculo da idade do pet leva em conta questões biológicas
Uma equipe da Universidade da Califórnia em San Diego desenvolveu uma fórmula baseada em relógios epigenéticos, que são mecanismos que acompanham mudanças químicas previsíveis no DNA ao longo da vida. Esse relógio biológico é baseado na metilação do DNA, processo que altera a expressão de genes sem mudar sua sequência e está ligado ao desenvolvimento e ao envelhecimento.
A descoberta permitiu a criação de relógios universais para diferentes mamíferos, incluindo cães, gatos e até humanos. No caso do melhor do amigo do homem, a fórmula correta para calcular a idade do pet em anos humanos é: 16 × ln (idade do cão) + 31.
Isso significa que um cachorro de 1 ano equivale a cerca de 30 anos humanos, enquanto um animal de 4 anos teria 52 anos na conta humana. Os pesquisadores explicam que o envelhecimento é mais acelerado nos primeiros anos de vida e desacelera progressivamente.
Outro fator relevante no envelhecimento canino é o porte. Cães pequenos (com até 9 kg) envelhecem mais devagar do que os de raças grandes ou gigantes.
Leia mais
IA vai te ajudar a falar com seu pet. Veja como
“Lobo” das Ilhas Malvinas era raposa da América do Sul
Dormir com cachorro e gato faz mal à saúde?
Envelhecimento dos gatos acontece de forma diferente
Já no caso dos felinos, um gato de 6 meses tem idade fisiológica comparável a 10 anos humanos.
Aos 12 meses, alcança 15 anos humanos, e aos 2 anos, chega a 24 anos.
A partir do terceiro ano, o envelhecimento desacelera: aos 3 anos, o gato tem 28 anos humanos; aos 6, já soma 40 anos.
Esse padrão explica por que cuidados com gatos devem ser adaptados em diferentes fases.
A maturidade é atingida cedo, e a fase sênior começa por volta dos 11 a 12 anos, exigindo ajustes na nutrição e no monitoramento clínico.
Veja a seguir uma tabela com as idades humanas de cães e gatos:
O post A Ciência explica: veja como calcular a idade humana do seu pet! apareceu primeiro em Olhar Digital.