Deserto do Atacama se enche de flores após chuvas

A primavera é conhecida como a estação das flores, mas elas nem sempre se fazem presentes no deserto. No norte do Chile, o Deserto do Atacama, considerado o mais seco do mundo, voltou a se cobrir de tons roxos, brancos e rosados neste mês de outubro, em um fenômeno relativamente raro conhecido como “deserto florido”.

O cenário acontece em anos especialmente úmidos, após um período de chuvas, transformando por algumas semanas a paisagem árida em um tapete colorido que atrai turistas e pesquisadores de diversos lugares.

Segundo Jorge Carabantes, chefe regional de áreas protegidas da Corporação Nacional Florestal (Conaf), podem aparecer até 200 espécies nativas durante a floração. Elas permanecem visíveis por um curto período, antes de voltarem à dormência e o deserto retomar a sua aparência árida habitual.

Essa transformação passageira ocorre geralmente entre setembro e novembro, quando o acúmulo de umidade dos meses anteriores estimula a germinação das sementes que estavam escondidas no solo.

Entre as flores mais comuns estão as chamadas patas-de-guanaco, de cor arroxeada, além de espécies de ananucas e glórias-da-manhã. O fenômeno é bastante imprevisível, já que nem sempre acontece todos os anos, e depende de condições climáticas muito específicas.

Pese a la existencia de factores extremadamente agrestes, las flores logran aparecer en el desierto de Atacama. pic.twitter.com/FRUyPZzklf

— Matías Becker Garcés (@MBeckerg) September 26, 2025

Continua após a publicidade

Primavera fora de época

Em julho de 2024, em pleno inverno chileno, moradores e visitantes se depararam com o Deserto do Atacama coberto de cores. Apesar da floração, o fenômeno não foi classificado como “deserto florido”.

As flores começaram a surgir depois de chuvas incomuns para o período, algo que não acontecia desde 2015. Segundo a Conaf, a combinação de chuva e a nebulosidade noturna foi o suficiente para ativar as sementes adormecidas em uma área de cerca de 300 km² a 400 km², considerada bem menor que os 15 mil km² do fenômeno que ocorre durante a primavera.

Apesar de ainda não haver consenso sobre as causas exatas do acontecimento em 2024, cientistas afirmam que a floração fora de época pode estar relacionada às mudanças climáticas ou a variações provocadas pelos fenômenos El Niño e La Niña.

Continua após a publicidade

Com a chegada da primavera, porém, o deserto voltou a florescer no período esperado este ano. O Parque Nacional Llanos de Challe, um dos pontos mais visitados, recebeu viajantes que percorreram os campos repletos de flores com câmeras em mãos, registrando um espetáculo que é, ao mesmo tempo, raro e momentâneo.

Expresión Desierto florido de las Serranías.
Zona alta en el extremo este de la cordillera costera entre las localidades de Canto del Agua y Totoral, #Atacama.
Recién comenzó la floración en este particular hábitat.

“El Desierto no está desierto”@Sepulinares@ladera_sur pic.twitter.com/Z7UFbidZI3

— César Pizarro (@CsarPizarro14) October 6, 2025

Leia tudo sobre o Chile

Continua após a publicidade

Busque hospedagem no Atacama

Compartilhe essa matéria via:
Newsletter

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossas newsletters em breve!

Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp

Resolva sua viagem aqui

Reserve hospedagem no Booking

Reserve seu voo

Reserve hospedagem no Airbnb

Ache um passeio na Civitatis

Alugue um carro

Publicidade