Chefe do Instagram valoriza IA como ferramenta para ser criativo

O chefe do Instagram, Adam Mosseri, afirmou que a inteligência artificial está transformando a noção de criatividade, permitindo que mais pessoas criem e publiquem conteúdo em escala, mesmo sem grandes recursos.

Durante a conferência Bloomberg Screentime, ele disse que a IA reduz “o custo de produção de conteúdo a quase zero”, assim como a internet fez com a distribuição.

No entanto, alertou para o lado negativo: a proliferação de vídeos falsos e conteúdos manipulados, o que exigirá uma nova alfabetização digital, especialmente entre as crianças.

Chefe do Instagram alerta para o dano que vídeos falsos gerados por IA podem causar (Imagem: CHIEW/Shutterstock)

Leia mais:

4 maneiras de filtrar conteúdo no Instagram

Stalker Insta: como saber quem viu seu perfil no Instagram grátis

15 anos do Instagram: como a rede mudou a nossa comunicação

Meta precisa sinalizar IA com mais precisão

Mosseri reconheceu que a Meta ainda precisa aperfeiçoar seu sistema de rotulagem de conteúdo gerado por IA, que hoje marca incorretamente materiais reais como artificiais.

Ele defendeu a criação de mecanismos de contextualização colaborativa, como o sistema de Notas da Comunidade, para ajudar o público a identificar o que é real ou sintético.

O executivo também sugeriu que a distinção entre conteúdo orgânico e artificial tende a desaparecer, já que muitos criadores usam IA apenas em partes do processo — como filtros ou correções —, criando um cenário “híbrido”.

Adam Mosseri prevê que o conteúdo híbrido dominará a internet — e pede novas formas de verificação – Imagem: Divulgação Facebook

Instagram seguirá tendo o Reels como foco

Além da IA, Mosseri comentou que o Instagram continuará priorizando Reels e mensagens diretas, e avaliou que a presença do TikTok é positiva para a concorrência, forçando a Meta a inovar.

Ele também disse que a “nova operação” do TikTok nos EUA deve manter a estrutura e os incentivos da versão original.

Instagram deverá seguir focando inovações nos Reels, para competir com o TikTok no ramo dos vídeos curtos – Imagem: Ascannio/Shutterstock

O post Chefe do Instagram valoriza IA como ferramenta para ser criativo apareceu primeiro em Olhar Digital.