Vivo vai cortar internet de apps em caso de roubo do celular

Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2025 apontam que foram 498.516 celulares furtados e 419.232 roubados no Brasil no ano passado. Nestas ações, os criminosos buscam acessar dados sensíveis das vítimas, especialmente bancários.

Em meio a este cenário de insegurança, a Vivo lançou nesta sexta-feira (17) um novo serviço. Chamado Proteção Rua, ele vai desativar o sinal de determinados aplicativos em caso de furto ou roubo de celulares.

Iniciativa visa impedir que criminosos consigam acessar aplicativos de bancos, por exemplo (Imagem: DedMityay/Shutterstock)

Como irá funcionar o sistema

Segundo a operadora, o objetivo é impedir que os criminosos consigam acessar aplicativos de bancos, por exemplo.

Dessa forma, se impediria um prejuízo financeiro maior para as vítimas, além do cometimento de fraudes.

A Vivo explica que não irá simplesmente suspender o sinal de celular.

O cliente precisará definir até 20 “espaços seguros”.

Com raio de até 1 km, esses locais serão onde haverá internet móvel para usar os aplicativos livremente. Fora deles, no entanto, os apps selecionados ficam offline.

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Operadora irá bloquear o sinal de internet em caso de acesso fora dos locais informados (Imagem: Tero Vesalainen/Shutterstock)

Usuários precisarão contratar serviço da Vivo

Também será permitido usar os serviços fora das localidades selecionadas. Para isso, o usuário precisará informar uma senha única que será informada no ato da configuração do Proteção Rua, segundo informações do UOL.

A restrição valerá apenas para os clientes que contratarem o serviço, que será oferecido por um valor de R$ 5 mensais. A Vivo afirma que essa é apenas uma das iniciativas promovidas pela empresa para prevenir golpes e outros crimes digitais.

Serviço está sendo oferecido pelo preço de R$ 5 por mês (Imagem: T. Schneider/Shutterstock)

Nosso esforço é sempre no sentido de proteger os dispositivos e informações pessoais deles, disponibilizando produtos que combinam segurança e qualidade, estabelecendo novos padrões no mercado.

Flávia Carneiro, diretora de marketing da Vivo

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