Falta menos de um mês para a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aos mais de 4,8 milhões de inscritos. O primeiro dia de prova acontece em 9 de novembro, com 90 questões objetivas nas áreas de linguagens e ciências humanas, além da redação, que possui uma grande importância na nota do candidato e serve como critério de desempate nos programas de acesso ao ensino superior.
Por isso, é normal que os estudantes reservem um tempo de seus estudos para praticar a elaboração de redações. Porém, existem alguns desafios que devem ser superados, como o fato de, muitas vezes, o candidato não contar com um professor para corrigir todas as suas produções. Há também a dificuldade para saber o tema que deve cair na prova.
Para minimizar as dificuldades e ajudar os estudantes, a Folha de S. Paulo criou uma inteligência artificial (IA) para realizar a correção de redações. A seguir, saiba tudo sobre a ferramenta e veja como utilizá-la.
Leia mais:
Esqueceu a senha do Enem? Veja como recuperá-la [2025]
10 prompts do ChatGPT para estudar para o Enem em 2025
Resultado Enem 2025: confira como acessar suas notas no portal do Inep
O que é e como funciona essa inteligência artificial voltada para redações?
A IA da Folha de S. Paulo é uma ferramenta gratuita para correção de textos do Enem. Ela foi desenvolvida com base em exercícios do Colégio Farias Brito, primeiro colocado em desempenho entre as escolas no Enem de 2024.
A plataforma tem como objetivo ajudar o estudante a aprimorar a própria escrita. Além disso, realiza sugestões de temas, dentre eles há mais de 50 apostas de professores para a prova de 2025.
A ferramenta permite que o estudante pratique a escrita elaborando textos com temáticas alinhadas à prova, com propostas de edições anteriores ou até com sugestões enviadas pelos professores de várias instituições de ensino do Brasil.
A plataforma faz o acompanhamento da evolução dos usuários nas cinco competências avaliadas na prova: compreensão do tema, estrutura do texto, defesa do ponto de vista, domínio da norma culta e proposta de intervenção. Dessa maneira, ajuda o estudante a notar erros, desenvolver sua autocrítica e revisar observações.
Vale destacar que a ferramenta não substitui a avaliação de um professor, embora possa ser muito útil no dia a dia do estudante.
Como usar a IA da Folha de S. Paulo para corrigir sua redação do Enem
A utilização da ferramenta é muito simples. A seguir, confira o passo a passo elaborado pelo Olhar Digital e aprimore a sua escrita.
Tempo necessário: 5 minutos
Acesse www1.folha.uol.com.br/educacao/folha-de-redacao/ e clique em “Começar”
Crie uma conta ou escolha uma das opções de acesso
Escolha a aba de onde você deseja pegar o tema para escrever a redação
Selecione a temática e vá em “Faça a redação”
Preencha o campo de título, texto e clique em “Salvar e avaliar”
Confira o resultado
Você pode clicar sobre as setas de cada ponto da avaliação e conferir os comentários
Há também a aba “Desempenho”, que permite ao estudante ver as notas e compará-las com textos anteriores, podendo verificar seus pontos fortes e o que precisa melhorar
O post Estudando para o Enem? Veja como corrigir sua redação usando a IA da Folha de S. Paulo apareceu primeiro em Olhar Digital.