O novo MacBook Pro de 14 polegadas foi anunciado na quarta-feira (15). O dispositivo conta com o chip M5, que promete melhorar o desempenho em inteligência artificial, além de oferecer armazenamento mais veloz e autonomia de bateria de até 24 horas.
Apple descreve o M5 como o núcleo de desempenho mais rápido do mundo (Imagem: Apple/Reprodução)
Apesar do recente lançamento, Mark Gurman, da Bloomberg, relata que uma atualização prevista para 2026 será ainda mais significativa. Fontes de Gurman apontaram três possíveis mudanças:
Tela touchscreen.
Displays OLED .
Design mais leve e fino.
As telas com tecnologia OLED oferecem alto brilho, contraste intenso e cores mais vivas. OLED é a sigla para “Organic Light-Emitting Diode” (“diodos orgânicos emissores de luz”, em tradução livre). Esse tipo de tela não utiliza iluminação traseira, como as LCD e LED, e os pixels se acendem individualmente quando estimulados por impulsos elétricos. Isso também permite que os aparelhos sejam mais finos.
O relatório sugere ainda a substituição do Touch ID por autenticação via Face ID. No entanto, Gurman afirma que essa mudança pode levar alguns anos para ser implementada.
Novos chips
Antes dessas grandes mudanças, Gurman afirma que o MacBook Pro deve receber atualizações com os chips M5 Pro e M5 Max, mantendo o design atual. O lançamento está previsto para o início do próximo ano.
Além disso, versões atualizadas do MacBook Air, Mac Studio, Mac Mini e dois monitores também estão em desenvolvimento.
Os futuros MacBook Pro devem contar com chips da série M6, webcam integrada no estilo “furo na tela” — semelhante à câmera frontal do iPhone com o recurso Dynamic Island — e dobradiças reforçadas para melhorar o uso da tela sensível ao toque.
A má notícia é que essas novidades devem elevar os preços e, inicialmente, não estarão disponíveis nos modelos mais acessíveis da Apple.
Leia mais:
Apple lança novo iPad Pro com upgrade de chip e mais desempenho; veja preço no Brasil
Com foco no conforto, Apple lança nova versão do Vision Pro
5 truques escondidos na câmera do seu celular para você aproveitar melhor seu aparelho
M5: conheça o novo chip mais avançado da Apple
Segundo a Apple, o M5 é o “próximo grande salto no desempenho de IA”.
No quesito arquitetura, o modelo foi construído usando tecnologia de 3 nanômetros de terceira geração, GPU de 10 núcleos de última geração (com um Acelerador Neural em cada um deles) e CPU de até 10 núcleos composta por seis núcleos de eficiência e até quatro núcleos de desempenho. Segundo a Apple, é o núcleo de desempenho mais rápido do mundo.
O resultado final é um chip ágil e poderoso, com 4 vezes o desempenho máximo de computação da GPU em comparação com o modelo anterior, o M4. Além disso, a tecnologia também melhora o desempenho dos recursos gráficos em 45%.
Ainda, o Acelerador Neural melhora a usabilidade do Apple Intelligence, inteligência artificial da empresa, e outras ferramentas de IA. Saiba mais sobre o chip M5.
O post MacBook Pro pode ganhar tela touchscreen em 2026 apareceu primeiro em Olhar Digital.