Anvisa pede apreensão de lotes falsos de Mounjaro após denúncia

A farmacêutica Eli Lilly do Brasil informou à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre a existência de versões falsificadas do medicamento Mounjaro, usado no tratamento de diabetes tipo 2 e para controle de peso. A denúncia levou à publicação da Resolução-RE nº 4.194, publicada nessa quinta (23/10), que pede a apreensão dos lotes falsos.

De acordo com o documento, os lotes D838888 e D838858 foram produzidos e comercializados por empresa não identificada, sem autorização da fabricante. Por isso, a Anvisa proibiu o armazenamento, a distribuição, a importação, a venda e o uso dos produtos.

Risco grave à saúde

O uso de versões falsificadas do Mounjaro pode representar um perigo grave. O paciente pode estar injetando substâncias sem princípio ativo, compostos tóxicos, bactérias ou solventes industriais, além de correr o risco de aplicar doses incorretas. Esses produtos não passam por controle de qualidade, esterilização nem rastreabilidade exigidos pela agência e pela fabricante.

Leia também

Saúde

Mounjaro falsificado: como identificar e quais os riscos de usar

Mirelle Pinheiro

Clínica é alvo da PF por vender Mounjaro importado clandestinamente

Na Mira

PCDF estoura clínica na Asa Sul que vendia Mounjaro na clandestinidade

Mirelle Pinheiro

Investigação revela venda ilegal de Mounjaro em farmácias do DF

Como reconhecer uma caneta falsificada?

Os produtos originais possuem selos de segurança intactos, código de barras legível e número de lote e validade em alto relevo.
O logotipo “Lilly” aparece gravado tanto no corpo da caneta quanto no lacre metálico.
Versões falsificadas costumam ter rótulos desalinhados, fontes incorretas, ausência do número de registro no Ministério da Saúde e inconsistências no lote.

A Anvisa reforça que medicamentos devem ser adquiridos apenas em farmácias e drogarias regularizadas e que qualquer suspeita de falsificação pode ser comunicada ao órgão por meio do sistema Notivisa.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!