A qualidade do sono é fundamental para o bom funcionamento do nosso corpo. Isso nos leva a uma pergunta recorrente: quantas horas por dia é recomendado dormir? A resposta depende de uma série de fatores, inclusive do sexo da pessoa.
Estudos indicam, por exemplo, que as mulheres não apenas dormem de forma diferente dos homens, como também precisam de uma quantidade de sono maior. Um fenômeno que não tem explicação apenas biológica.
Até o ciclo menstrual influencia no sono
Segundo reportagem da DW, as mulheres dormem em média de 11 a 13 minutos a mais por noite do que os homens.
Mas cientistas sugerem que elas podem precisar de até 20 minutos extras para sustentar funções complexas durante o dia, como realização de múltiplas tarefas simultâneas, regulação emocional e ciclo menstrual.
Durante a primeira metade do ciclo menstrual, a fase folicular, o aumento dos níveis de estrogênio melhora a qualidade do sono e aumenta o sono REM, fase ligada aos sonhos, à memória e ao processamento emocional.
Mas na segunda metade do ciclo, a fase lútea, o aumento da progesterona pode causar sonolência e, paradoxalmente, piorar o sono.
Isso leva a mais despertares noturnos e até 27% menos sono profundo.
Leia mais
Sentimos mais sono no frio? Veja o que diz a ciência
Anvisa aprova Mounjaro para tratar apneia do sono
TikTok sugere dormir com fita adesiva na boca; saiba o que diz a ciência
Questões estruturais também interferem
Além da biologia, fatores sociais e estruturais também afetam a qualidade do sono das mulheres. As demandas do dia a dia, por exemplo, com um esforço mental e doméstico constante, podem ser uma grande fonte de exaustão.
As mulheres sofrem mais com distúrbios relacionados ao trabalho em turnos, além de trabalharem mais em horários não convencionais, sofrendo mais com os efeitos negativos disso. Se considerarmos o horário ‘das 9 às 17’ como padrão de jornada, isso significa que, em relação aos homens, as mulheres trabalham até fora desses horários, incluídas as demandas sociais.
Emerson Wickwire, especialista em sono da Universidade de Maryland, nos EUA
Mas mesmo em análises laboratoriais controladas, onde homens e mulheres saudáveis são monitorados sem estresse ou privação de sono, há diferenças. Estes trabalhos apontam que elas dormem consistentemente mais e de forma mais profunda.
É daí que vem a ideia de que mulheres talvez precisem biologicamente de mais sono. É natural que quando um corpo tem a capacidade de gerar vida ele precise ser protegido. Uma mulher precisa conseguir dormir e funcionar mesmo enquanto carrega outro ser humano.
Julio Fernandez-Mendoza, psicólogo do sono e pesquisador clínico da Penn State Health, nos EUA
Os especialistas explicam que dormir até mais tarde nos finais de semana pode ajudar a recuperar o sono defasado e fazer com que as mulheres se sintam mais alertas. Mas isso não significa que o corpo esteja totalmente recuperado. O ideal é conseguir melhorar a qualidade do sono do dia a dia.
O post Por que as mulheres precisam dormir mais do que os homens? apareceu primeiro em Olhar Digital.






