Pela primeira vez, um estudo em larga escala realizado na Suécia avaliou a saúde da bateria de elétricos usados e híbridos plug-in, e os resultados surpreendem. O teste foi conduzido pelo Kvdbil, um dos maiores marketplaces de carros no país europeu. No total, foram avaliados 1.366 veículos, sendo 723 elétricos e 643 híbridos plug-in.
A Kia foi o grande destaque, com várias de suas baterias apresentando níveis muito altos do chamado “Estado de Saúde” (SoH). A marca sul-coreana lidera tanto a lista de carros elétricos quanto a de híbridos plug-in. Já o panorama geral é positivo: oito em cada dez carros (79%) na análise receberam a classificação mais alta no sistema de três estrelas, o que significa um SoH de mais de 90%.
“A degradação de uma bateria de carro ocorre lentamente graças à tecnologia avançada e ao design inteligente, incluindo o resfriamento das células da bateria. Isso também fica evidente neste resultado, que desmistifica o mito de que baterias de carro usadas não duram muito”, afirma Martin Reinholdsson, gerente de testes da Kvdbil.
As marcas de carros com melhor bateria usada (maior classificação média para SoH)
Kia
Audi
Opel
Tesla
Mercedes
Peugeot
Volvo
BMW
Volkswagen
Skoda
Os carros elétricos com melhor bateria usada
Kia EV6
Kia e-Niro
Tesla Modelo Y
Opel Mokka-e
Mazda MX-30
Audi Q4 e-tron
Fiat 500e
Recarga Volvo XC40
Citroën e-C4
Volkswagen ID 4
Os híbridos plug-in com a melhor bateria usada
Kia Sportage
Kia Optima
Volvo XC60
Kia Ceed
Volvo V60
Peugeot 3008
BMW 530e
Volkswagen Passat GTE
BMW X1
BMW 330e
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Dicas para cuidar melhor da bateria do seu carro
Não carregue a bateria completamente com frequência. Tente manter a carga da bateria entre 20% e 80% durante o dia a dia e guarde uma carga de 100% para pouco antes de viagens mais longas;
Evite calor e frio extremos. Proteja sua bateria de temperaturas extremas estacionando-a em local fresco quando estiver quente, pré-aquecendo o carro quando estiver conectado no frio e usando qualquer pré-condicionamento de bateria;
Carregue rapidamente raramente. Use o carregamento rápido quando necessário, mas não o tempo todo; evite carregar rapidamente uma bateria gelada e recarregue com o carregador em casa antes de sair;
Não deixe seu carro totalmente carregado. Não deixe seu carro estacionado por muito tempo perto de 0 ou 100% e, se for ficar estacionado por mais de duas semanas, deixe-o em torno de 40-60% e desligue as funções que consomem muita energia;
Defina um limite de carga. Aproveite o suporte de software do seu carro definindo um limite de carga (por exemplo, 80%), agendando o carregamento para que esteja pronto próximo à partida e mantendo o software atualizado.
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