A aeronave supersônica X-59 realizou seu primeiro voo com sucesso, nos Estados Unidos. O projeto da NASA em parceria com a Lockheed Martin abre caminho para viagens aéreas comerciais mais rápidas e silenciosas.
O jato decolou nesta terça-feira (28) das instalações da Skunk Works na Planta 42 da Força Aérea dos EUA em Palmdale, Califórnia, antes de pousar perto do Centro de Pesquisa de Voo Armstrong da NASA em Edwards, também na Califórnia.
O X-59 teve um desempenho exatamente como planejado, verificando as qualidades iniciais de voo e o desempenho dos dados aéreos a caminho de um pouso seguro, segundo a Lockheed Martin.
The X-59 has completed its first flight! 🎉✈️
A new era of supersonic flight begins with Skunk Works® and @NASA. pic.twitter.com/iqtNWC6TxJ
— Lockheed Martin (@LockheedMartin) October 28, 2025
“Estamos entusiasmados por realizar o primeiro voo do X-59”, disse OJ Sanchez, vice-presidente e gerente-geral da Lockheed Martin Skunk Works. “Esta aeronave é uma prova da inovação e da expertise da nossa equipe conjunta, e temos orgulho de estar na vanguarda do desenvolvimento da tecnologia supersônica silenciosa.”
Nova geração de aeronaves
O X-59 é uma aeronave supersônica única, projetada para demonstrar a capacidade de voar em velocidades supersônicas, reduzindo o estrondo sônico a um leve ruído. Assim, o modelo pode superar uma das principais barreiras ao voo comercial supersônico, atualmente restrito em terra devido a preocupações com o barulho.
Há 50 anos, os EUA e outras nações proíbem esses voos devido à perturbação causada por estrondos sônicos altos (e assustadores) nas comunidades. Espera-se que o X-59 voe a 1,4 vezes a velocidade do som, ou 1.480 km/h. Seu design, formato e tecnologias permitirão que a aeronave atinja essas velocidades enquanto gera menos som, segundo a NASA.
Os testes de voo do X-59 vão ajudar a definir novos limites de ruído aceitáveis, baseados em dados, relacionados ao voo comercial supersônico, abrindo caminho para uma nova geração de aeronaves supersônicas que podem transportar passageiros e carga de forma eficiente e sustentável, duas vezes mais rápido que as aeronaves atuais.
“O X-59 é um símbolo da engenhosidade americana. O espírito americano não tem limites. Faz parte do nosso DNA – o desejo de ir mais longe, mais rápido e até mesmo mais silenciosamente do que qualquer um jamais foi. Este trabalho sustenta a posição dos Estados Unidos como líderes na aviação e tem o potencial de mudar a maneira como o público voa”, disse Sean Duffy, administrador interino da NASA.
Leia Mais:
Por que há estrondos no ar quando a barreira do som é quebrada?
Empresa ‘novata’ quer construir o maior avião do mundo; veja!
Boeing adia lançamento do modelo 777X para 2027
Modelo único
Com 30,7 metros de comprimento e 9,9 metros de largura, o formato da aeronave deve tornar possível um voo supersônico silencioso. O nariz fino e cônico do X-59 representa quase um terço do seu comprimento e interromperá as ondas de choque que normalmente resultariam em um estrondo sônico causado por uma aeronave supersônica, diz a NASA.
Devido a essa configuração, a cabine fica localizada quase na metade do comprimento da aeronave – e não possui uma janela frontal. Em vez disso, a equipe desenvolveu o Sistema de Visão Externa, uma série de câmeras de alta resolução que alimentam um monitor 4K na cabine.
Além disso, a NASA projetou a aeronave com o motor montado na parte superior e deu a ela uma parte inferior lisa para ajudar a evitar que as ondas de choque se fundissem atrás da aeronave e causassem um estrondo sônico.
“A NASA compartilhará os dados e a tecnologia que gerarmos com esta missão única com órgãos reguladores e com a indústria. Ao demonstrar a possibilidade de viagens supersônicas comerciais silenciosas sobre a terra, buscamos abrir novos mercados comerciais para empresas americanas e beneficiar viajantes ao redor do mundo”, disse Bob Pearce, administrador associado de pesquisa aeronáutica na sede da NASA em Washington.
O post Jato supersônico X-59 da NASA completa primeiro voo histórico nos EUA; veja vídeo apareceu primeiro em Olhar Digital.






