Preparem os celulares, pois a Lua estará super brilhante nos céus brasileiros e do mundo nesta quarta-feira (5/11). Conhecido popularmente como superlua, o fenômeno acontece quando o satélite natural está a menos de 360 mil km da Terra, fazendo com que o tamanho e o brilho dele aumentem.
Leia também
Veja a melhor maneira de observar a maior superlua do ano no DF
Maior superlua do ano será vista nesta semana; saiba como observar
Impacto lunar: astrônomo registra dois meteoros atingindo a Lua
Lado oculto da Lua é “janela para o passado”, segundo especialista
É a segunda vez que o evento acontece neste ano: o primeiro ocorreu no início de outubro. Porém, no último mês de 2025, em 4 de dezembro, a superlua deve se repetir. A expectativa é, porém, que a Lua de hoje seja a maior do ano.
Quando a Lua atinge seu perigeu – ponto mais próximo da Terra –, a superlua acontece. Nesta condição, o satélite chega a ficar 14% maior e 30% mais luminoso, proporcionando uma boa visão.
Não há a necessidade de aparelhos especiais para ver a superlua, como telescópios ou binóculos. No entanto, é bom torcer para que o tempo esteja bom, pois condições metereológicas desfavoráveis podem atrapalhar a visualização.
Horários para ver a superlua
Na caída do sol, se prepare. Este é o melhor horário para ver a superlua. Em Brasília, a Lua deve aparecer por volta das 18h45. Já em Belém e Recife os horários são diferentes, com o nascer lunar ocorrendo às 18h14 e 17h28, respectivamente. O início do fenômeno irá variar de acordo com o fuso de cada região.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!






