Nesta terça-feira (4), o Google anunciou o lançamento do recurso de orientação de faixa em tempo real para carros que possuem o Google integrado. O primeiro automóvel a receber a tecnologia é o Polestar 4, um veículo elétrico que utiliza o software Android da big tech para o funcionamento de seu sistema de infoentretenimento.
Apesar de o Polestar 4 ser comercializado em diversos países, os veículos que terão o recurso, inicialmente, são apenas os que estão nos EUA e na Suécia. A empresa, porém, deseja ampliar o recurso para mais automóveis e localidades, conforme firmar parcerias com outras montadoras.
Leia mais:
Gemini vai rodar ‘em segredo’ na nova Siri, diz site
Gemma: Google remove IA que forneceu informações falsas
Carros que dirigem sozinhos estão chegando, mas será que estamos prontos?
Funcionamento do recurso
De acordo com a big tech, pela primeira vez, o Google Maps tem a capacidade de “enxergar” a estrada e as faixas presentes nela. Isso possibilita que a ferramenta auxilie na navegação de forma personalizada e em tempo real.
Um exemplo dado pelo Google diz que, caso o motorista esteja na faixa da esquerda e precise sair à direita, a funcionalidade consegue detectar isso de forma automática e enviar avisos sonoros e visuais para lembrá-lo.
Como é possível?
A câmera frontal do carro realiza capturas das faixas de rodagem e das placas de sinalização.
Então, a IA do automóvel faz a análise dessas informações coletadas em imagens.
Os dados são integrados de maneira instantânea aos recursos de navegação do Google Maps e, assim, possibilitam uma orientação precisa.
Produtos do Google vêm sendo implementados nos carros da Polestar há cinco anos
Graças à utilização do Android, os carros da marca puderam receber outros produtos do Google ao longo dos últimos cinco anos. Entre eles estão os mapas de alta definição e o Google Chrome.
Em um comunicado, o chefe de UX/UI da Polestar, Sid Odedra, destacou a importância dessa integração: “O sistema de orientação de faixa em tempo real dá continuidade à estratégia de experiência do usuário (UX) centrada no motorista da Polestar, reduzindo o estresse ao volante e melhorando a segurança, tornando as saídas perdidas e as mudanças de faixa de última hora muito menos preocupantes”.
Alinhado a isso, vale destacar que o funcionamento do recurso ocorre em conjunto com funções padrão, como estimativas de tempo de viagem e alertas de trânsito em tempo real.
O post Google lança recurso de orientação de faixa para o carro elétrico Polestar 4 nos EUA e na Suécia apareceu primeiro em Olhar Digital.






